Fotografia de moda em exposição
Quem está atrás da câmara nos eventos de moda? Chris Moore, fotógrafo de desfiles, e Bill Cunnigham, pioneiro do streetstyle, são duas das figuras que mais se destacaram nesta área nas últimas décadas e veem o seu trabalho agora homenageado, em duas exposições.

Fotografar produções editoriais que resultam em capas de revista é apenas uma das formas de captar instantes de moda e contar histórias. Chris Moore e Bill Cunningham são dois nomes que deixam a sua marca na fotografia de moda em dois registos tão diferentes quanto importantes.
De 7 de julho a 6 de janeiro de 2019, o Bowes Museum, que ocupa um castelo no nordeste de Inglaterra, dedica a sua maior exposição deste verão à fotografia de moda em desfile com Catwalking: Fashion Through the Lens of Chris Moore. O fotógrafo inglês já leva 60 anos de carreira e, nesta mostra, as suas imagens serão acompanhadas de looks emprestados pelas marcas de moda. Em novembro de 2017 a editora Laurence King publicou o livro Catwalking – Photographs by Chris Moore (de Alexander Fury e Chris Moore), no qual o trabalho do fotógrafo é acompanhado de ensaios sobre moda da autoria do crítico Fury.

Do outro lado do Atlântico, a New York Historical Society adquiriu novos "pedaços" da vida e da obra do fotógrafo do New York Times, Bill Cunningham (falecido em 2016), pioneiro da fotografia de streetstyle, e decidiu homenageá-lo, dedicando-lhe a exposição Cellebrating Bill Cunningham (patente até 9 de setembro).Em festas, desfiles ou simplesmente pelas ruas, a presença do fotógrafo ? que andava sempre de bicicleta e de blusão azul ? era assídua. Em 2010 foi lançado o documentário Bill Cunningham New York sobre a vida do fotógrafo e o seu trabalho nas páginas do New York Times ao longo de várias décadas.

Os vestidos pretos mais icónicos da história
Princesa Diana, Audrey Hepburn ou Coco Chanel são algumas das musas que eternizaram a peça pela forma singular com que a usaram. Revelamos 57 momentos em que o Little Black Dress marcou a moda.
“Eu sou feliz porque estou sempre a criar”
É um exemplo de trabalho e de sucesso: um quarto de século a fazer da moda made in Portugal um elogio ao empoderamento e ao corpo femininos, à diversidade de género e de raça, e à vontade de fazer acontecer. Fátima Lopes parece não ter medo de nada.
20 filmes com um guarda-roupa de sonho
Dos tais que vai querer assistir over and over again.
Máxima e Margarida, os vestidos das rainhas em exposição
O que têm em comum as rainhas Máxima da Holanda e Margarida da Dinamarca neste verão? Das páginas das revistas para as salas dos museus, ambas têm vestidos a integrar exposições de moda nos seus respetivos países.
Caroline de Maigret contou-nos como a música moldou o seu estilo
Ícone da moda francesa e embaixadora da Chanel, a produtora musical é uma mulher inalteravelmente inspiradora que alia elegância e desenvoltura.
Viktor&Rolf celebram 25 de moda e arte com uma exposição
Viktor&Rolf: Fashion Artists 25 Years é o nome da retrospetiva desta dupla de criadores de moda, patente no museu Kunsthal, em Roterdão, até 30 de setembro. A Máxima entrevistou Viktor Horsting e Rolf Snoeren.
As principais exposições de moda pelo mundo
Haver moda nos museus já não é uma mera tendência, é uma realidade que tem enriquecido as agendas culturais das cidades e os próximos meses são especialmente ricos em exposições que não podemos deixar de referir.
“A Moda é mais democrática, mas todos parecem iguais”
Dos passeios de Maria Antonieta à chegada de celebridades a um desfile do século XXI passaram séculos sobre o Palácio de Versailles. Um novo livro lança o desafio de revisitar a sua allure e a sua relação com a Moda pelos olhos da autora, Laurence Benaïm, em entrevista à Máxima.
“A rainha será lembrada como o alicerce do Reino Unido"
Dickie Arbiter conhece, como poucas pessoas, os bastidores da vida da família real britânica. Com a realização da cerimónia Trooping the Colour já este sábado, publicamos, na íntegra, uma entrevista dada à 'Máxima'.