Balletto. Uma loja de artigos de dança que também é uma comunidade
A loja, fundada por Sorana Ploata, uma bailarina romena, reformada, e a viver em Portugal, pretende criar a rede de apoio que ela nunca teve.

Inaugurada em janeiro deste ano, a Balletto é uma loja de artigos de dança de alta qualidade, fundada pela ex-bailarina romena Sorana Ploata, com o intuito de promover a partilha e comunidade entre os bailarinos, independentemente dos seus estilos de dança. Sorana gere a sua loja com o apoio da comunidade que tem vindo a criar, explicando que utiliza "feedback em loja e redes sociais" para "escolher marcas e artigos, assim como a organizar workshops e eventos", como o próximo open day, este sábado, dia 28 de setembro. A preocupação e valorização dos clientes está sempre presente e a fundadora não hesita em dizer que a sua parte favorita de ter a loja é a "partilha de momentos únicos e inesquecíveis, como o primeiro fitting de pontas ou os primeiros sapatos de dança, que são muito especiais."


Para assinalar o dia, a Balleto junta-se ao Espaço de Dança Palmira Camargo, da ex-bailarina do Ballet Gulbenkian e membro do Royal Academy of Dancing em Londres, que abre as suas portas, na Rua Vítor Hugo 4 A/C, Areeiro, Lisboa, para este open day.
Sorana conta que, quando começou a sua carreira, nos anos 80, "a saúde mental não era um tema" e acrescenta que "embora estejamos mais conscientes da importância da saúde mental, temas como o stress, a ansiedade e a síndrome do impostor precisam de ser abordados e desmistificados, para que possamos aprender a viver com eles de forma saudável". Num dia recheado de atividades surgem, assim, duas talks relacionadas com a saúde mental no mundo da dança, com a dupla Miguel Nunes Esteves, bailarino da Companhia Nacional de Bailado e Coreógrafo e Palmira Camargo Mestra de dança clássica e coreógrafa numa conversa com o tema "Dança Profissional e os seus desafios" e a Psicóloga Clínica e fundadora da Clínica da AutoEstima, Débora Água-Doce, aborda o tema "Saúde Mental na dança".


Mergulhando na história da dança de Portugal, o autor de referência e estudo da dança, António Laginha, apresenta O (Pequeno) Livro da Dança. Nos momentos mais práticos do dia, os participantes receberão recomendações de cabelo e maquilhagem para o espetáculo e a fotógrafa Carolina Lancelloti torna-se professora numa masterclass que ensina os melhores ângulos para bailarinos.
Não esquecendo que a Balleto é uma loja, neste dia aberto, a marca Só Dança terá uma fitting com a bailarina e professora no Conservatório Nacional de Dança Maria de Barros, bem como apresentações das coleções de outono/inverno de várias marcas. A loja conta com marcas como Só Dança, Bloch, Intermezzo, Merlet, Capezio, Grishko, Gaynor Minden, Rummos e Dancin.


A fundadora Sorana Ploata conta à Máxima que depois deste evento prepara "o lançamento de uma marca internacional em exclusivo na Balletto" e que pretende continuar a organizar "exposições de fotografia, lançamentos de livros e workshops sobre temas que a comunidade procura, como coser as fitas nas pontas de ballet, maquilhagem, hairstyling, entre outros."
O evento é de entrada gratuita, mas sujeito a inscrição em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfR0hrZxtLgcbvmTzeIcdl_9twvRXxgQ2saP52UUr8Vf-1HCw/viewform.

Em pontas: sabrinas para todos os budgets
Primavera à vista, ballerinas nos pés. Com elegância, e sem surpresa, é tempo de arrumar as botas e seguir caminho. A tendência ballet core que vingou com distinção no ano passado continua a assegurar passos firmes e seguros.