Autocarros londrinos passam a mover-se a biodiesel com borras de café
O objetivo é rentabilizar os restos de café descartados.

Os icónicos autocarros vermelhos de Londres vão, num futuro próximo, passar a movimentar-se com biocombustível parcialmente produzido com borras de café. De acordo com o jornal britânico The Independent, a ideia partiu da empresa Bio-bean e tem como objetivo fazer rentabilizar os restos de café que são descartados. Está prevista uma média de produção de 6 mil litros por ano de biocombustível.
"O composto tem um alto teor de óleo, cerca de 20% por cada quilo de borras de café. É, por isso, um produto excelente para fazer biodiesel", afirma Arthur Kay, fundador da empresa Bio-bean.

Arthur Kay acrescenta ainda que o Reino Unido produz 500 mil toneladas de borras de café por ano e, por isso, a Bio-bean tem procurado reforçar parcerias com milhares de cafetarias em todo o país para fazer rentabilizar a matéria-prima. Esta é depois convertida em biocombustível na fábrica da empresa na cidade de Cambridgeshire, no sudoeste do país, onde é misturada com diesel comum.
A empresa planeia não só expandir-se por todo o Reino Unido mas também alargar a sua atividade a outros países no continente europeu e nos Estados Unidos. "Estamos especialmente à procura de sítios onde se beba uma grande quantidade de café", remata Arthur Kay.

A casa de infância de Diana
Uma propriedade com 500 anos de história onde a Princesa de Gales passou toda a sua infância.
Estátua de mulher pela primeira vez na Praça do Parlamento, em Londres
Millicent Fawcett, uma das mulheres que simboliza a força e determinação das sufragistas, vai ter uma estátua.
Feira de artes em Londres partilha obras que tinham sido censuradas
Um grupo de mulheres artistas que fizeram obras proibidas nas décadas de 60 e 70 expõe finalmente na Frieze London 2017.
Coachella está a chegar a Londres
Um dos festivais de música mais conhecidos do mundo vai instalar-se na capital inglesa.
V&A em Londres recebe exposição sobre moda sustentável
Dos designers que lutam por uma indústria mais sustentável à descoberta de materiais inovadores, Fashioned from Nature é a exposição que vem explorar a relação entre a moda e a natureza desde o século XVII.
Aldeias de Crianças SOS incentivam portugueses a passar uma hora extra com os filhos
A organização lançou uma nova campanha internacional que vem sensibilizar para o abandono infantil.
Homens portugueses ganham mais 17% que as mulheres
Comissária da Justiça defende que a disparidade entre vencimentos tem de acabar “porque a independência económica das mulheres é a sua melhor proteção contra a violência”.
Portugal tem um índice de violência contra as mulheres mais baixo que a média europeia
A Bulgária é o país com índice mais alto e abaixo de Portugal estão a Polónia, a Eslovénia e a Croácia.
Em Inglaterra, as sanduíches poluem tanto como os carros
Segundo um estudo publicado pela Universidade de Manchester, o consumo anual de sanduíches pelos britânicos produz tantas emissões de carbono como 8 milhões de viaturas.