Atual
Em Inglaterra, as sanduíches poluem tanto como os carros
Segundo um estudo publicado pela Universidade de Manchester, o consumo anual de sanduíches pelos britânicos produz tantas emissões de carbono como 8 milhões de viaturas.

Os investigadores basearam-se nos dados da Associação Britânica da Sanduíche, que aponta que, por ano, são consumidos 11,5 biliões de pães e metade das sanduíches são preparadas em casa e a outra metade é comprada em quiosques, supermercados e áreas de serviço. Este consumo anual traduz-se em "9,5 milhões de toneladas de CO2", o que equivale à "utilização anual de 8,6 milhões de carros", comparou a professora Adisa Azapagic, uma das autores do estudo, citada pela universidade.
Os autores do estudo analisaram a pegada de carbono de 40 tipos de sanduíches. A mais "poluente" é a de pequeno-almoço com ovos, bacon e salsichas, comprada no supermercado. A sua produção gera 1441 gramas de dióxido de carbono, o equivalente às emissões de CO2 produzidas por um carro a andar durante 19 quilómetros. O estudo também compara o impacto das sanduíches feitas em casa, em relação às que são compradas no supermercado, apontando que a caseira tem metade do impacto no ambiente.

"Tendo em conta que as sanduíches são uma parte importante da dieta britânica, e também um mercado significativo no sector alimentar, é importante perceber a contribuição deste sector para as emissões de gases de efeito de estufa", afirma a professora Adisa Azapagic, em entrevista ao The Guardian.
Regra geral, as receitas com carne de porco, queijo ou camarão são as apontadas como as mais poluentes no estudo e a mais popular é a de queijo e fiambre. A pegada de carbono das sanduíches varia consoante o cultivo dos ingredientes, o desperdício da comida, as receitas usadas, as opções da embalagem e o transporte.
O estudo sugere que incluir a informação sobre a pegada de carbono na informação nutricional pode alterar o comportamento dos consumidores.


O que comem as celebridades ao pequeno-almoço?
De Karlie Kloss a Reese Witherspoon, alguns dos hábitos que as celebridades têm logo pela manhã.
Estes são os três ingredientes de um pequeno-almoço saudável
Segundo uma especialista ligada à Universidade de Harvard, só precisamos de três alimentos para um pequeno-almoço equilibrado.
Portugal é o quinto melhor país do mundo para viver e trabalhar
O país ficou à frente de alguns vizinhos, como Espanha e Itália.
Intoxicações alcoólicas matam mais do que overdoses por drogas
Segundo o relatório A Situação do País em Matéria de Álcool, apresentado no Parlamento, o número de mortes por intoxicação alcoólica aumentou em 2016, face aos dois anos anteriores.
Tráfico de órgãos: o IPST quer que médicos denunciem casos suspeitos
Para o bastonário dos médicos, o sigilo médico tem de ter exceções.
1
27 de maio de 2025 às 14:11
De Mafalda Castro a Luisinha Oliveira, estas famosas revelaram-nos os seus produtos de beleza indipensáveis
2
26 de maio de 2025 às 13:32
Já não sei viver sem este autobronzeador de supermercado que não mancha, cheira bem e custa menos de €4
4
23 de maio de 2025 às 15:05
Antes e depois. Estas celebridades ficaram irreconhecíveis depois de supostos facelifts