O melhor do cinema em outubro

O que há para saber do universo cinematográfico este mês? De filmes em exibição a festivais de cinema, estas são as coordenadas artísticas para outubro.

02 de outubro de 2018 às 07:00 Rita Silva Avelar

Lazzaro Felice, o novo filme da italiana Alice Rohrwacher, conta, através de tempos paralelos e eras distintas, a história de Lazzaro (Adriano Tardiolo), um jovem camponês a viver numa fazenda de tabaco no interior de Itália chamada L'Inviolata, onde trabalham mais de cinquenta camponeses, liderados pela impiedosa marquesa Alfonsina de Luna (Nicoletta Braschi). Quando Tancredi (Luca Chikovani), o filho sonhador da marquesa, pede ajuda ao ingénuo (e genuíno) Lazzaro para simular o seu próprio sequestro, uma bonita amizade nasce. O filme encerrou a 71ª edição do Festival de Cannes e ganhou o prémio de Melhor Argumento Original (estreia a 4 de outubro).

Um verdadeiro génio do neo-expressionismo e o primeiro negro a quebrar os padrões da arte americana dos anos oitenta, Jean Michel Basquiat passou a adolescência a grafitar os prédios abandonados de Manhattan com o amigo Al Diaz (assinavam com o tag SAMO). Realizado por Sara Driver, testemunha desse tempo e desse espaço, Boom for Real: The Late Teenage Years of Jean-Michel Basquiat é o documentário que recorda esse período da vida de Basquiat quando, com apenas 17 anos, mudou as regras da cultura suburbana nova-iorquina que moldaria para sempre a sua arte vanguardista. O artista acabaria por entrar numa espiral de autodestruição devido à dependência das drogas, acabando por morrer precocemente, aos 27 anos (estreia a 4).

No premiado filme de Lúcia Murat, Praça Paris, Glória (Grace Passô) é uma mulher a viver no Rio de Janeiro que tenta ultrapassar, a custo, os traumas da sua infância causados por um pai abusador e um irmão traficante de droga. Sentada no gabinete de Camila (Joana de Verona), uma jovem psicanalista portuguesa, Glória tenta emergir do trauma em que vive (estreia a 4).

Glenn Close é Joan Castleman, uma dona de casa devota que, durante quarenta anos, sacrificou o seu talento e os seus sonhos pelo seu infiel marido Joe (Jonathan Price) no filme A Mulher, de Björn Runge. Quando o casal viaja para Estocolmo para Joe receber o Prémio Nobel da Literatura, Castleman esgota a capacidade de ficar à sombra do marido, sempre, e a vontade de revelar a verdade adensa-se quando um crítico (Christian Slater) se interessa pelo percurso do escritor (estreia a 18). A história baseia-se no romance literário de Meg Wolitzer com o mesmo nome, e pode valer o primeiro Óscar à talentosa Glenn Glose (foi nomeada seis vezes pela Academia; à parte dos mais de cinquenta prémios que recebeu ao longo da sua carreira).

Por fim, Julianne Moore regressa à Sétima Arte no filme Bel Canto, onde protagoniza Roxane Coss, uma belíssima cantora soprano que se vê refém de um grupo de guerrilheiros aquando de um concerto privado, no Peru, na festa de aniversário de Katsumi Hosokawa, um abastado industrial japonês (Ken Watanabe). O filme, de Paul Weitz, baseia-se no romance homónimo de Ann Patchett (estreia a 25).

Destaque para a estreia de Bradley Cooper como realizador, num remake do filme A Star is Born (1937) onde contracena com Lady Gaga. A história gira em torno do encontro amoroso entre Jackson Maine, estrela em declínio de música country e a jovem talentosa Ally, que acaba por lhe roubar o protagonismo (estreia a 11).

PUB

Um verdadeiro génio do neo-expressionismo e o primeiro negro a quebrar os padrões da arte americana dos anos oitenta, Jean Michel Basquiat passou a adolescência a grafitar os prédios abandonados de Manhattan com o amigo Al Diaz (assinavam com o tag SAMO). Realizado por Sara Driver, testemunha desse tempo e desse espaço, Boom for Real: The Late Teenage Years of Jean-Michel Basquiat é o documentário que recorda esse período da vida de Basquiat quando, com apenas 17 anos, mudou as regras da cultura suburbana nova-iorquina que moldaria para sempre a sua arte vanguardista. O artista acabaria por entrar numa espiral de autodestruição devido à dependência das drogas, acabando por morrer precocemente, aos 27 anos (estreia a 4).

PUB

No premiado filme de Lúcia Murat, Praça Paris, Glória (Grace Passô) é uma mulher a viver no Rio de Janeiro que tenta ultrapassar, a custo, os traumas da sua infância causados por um pai abusador e um irmão traficante de droga. Sentada no gabinete de Camila (Joana de Verona), uma jovem psicanalista portuguesa, Glória tenta emergir do trauma em que vive (estreia a 4).

Glenn Close é Joan Castleman, uma dona de casa devota que, durante quarenta anos, sacrificou o seu talento e os seus sonhos pelo seu infiel marido Joe (Jonathan Price) no filme A Mulher, de Björn Runge. Quando o casal viaja para Estocolmo para Joe receber o Prémio Nobel da Literatura, Castleman esgota a capacidade de ficar à sombra do marido, sempre, e a vontade de revelar a verdade adensa-se quando um crítico (Christian Slater) se interessa pelo percurso do escritor (estreia a 18). A história baseia-se no romance literário de Meg Wolitzer com o mesmo nome, e pode valer o primeiro Óscar à talentosa Glenn Glose (foi nomeada seis vezes pela Academia; à parte dos mais de cinquenta prémios que recebeu ao longo da sua carreira).

Por fim, Julianne Moore regressa à Sétima Arte no filme Bel Canto, onde protagoniza Roxane Coss, uma belíssima cantora soprano que se vê refém de um grupo de guerrilheiros aquando de um concerto privado, no Peru, na festa de aniversário de Katsumi Hosokawa, um abastado industrial japonês (Ken Watanabe). O filme, de Paul Weitz, baseia-se no romance homónimo de Ann Patchett (estreia a 25).

1 de 9 / Lazzaro Felice, o novo filme da italiana Alice Rohrwacher, conta, através de tempos paralelos e eras distintas, a história de Lazzaro (Adriano Tardiolo).
PUB
2 de 9 / Boom for Real: The Late Teenage Years of Jean-Michel Basquiat é o documentário que recorda o período da vida de Basquiat quando, com apenas 17 anos, mudou as regras da cultura suburbana nova-iorquina que moldaria para sempre a sua arte vanguardista.
3 de 9 / No premiado filme de Lúcia Murat, Praça Paris, Glória (Grace Passô) é uma mulher a viver no Rio de Janeiro que tenta ultrapassar, a custo, os traumas da sua infância causados por um pai abusador e um irmão traficante de droga.
4 de 9 / Glenn Close é Joan Castleman, uma dona de casa devota que, durante quarenta anos, sacrificou o seu talento e os seus sonhos pelo seu infiel marido Joe (Jonathan Price) no filme A Mulher, de Björn Runge.
PUB
5 de 9 / Julianne Moore regressa à Sétima Arte no filme Bel Canto, onde protagoniza Roxane Coss, uma belíssima cantora soprano que se vê refém de um grupo de guerrilheiros aquando de um concerto privado, no Peru, na festa de aniversário de Katsumi Hosokawa, um abastado industrial japonês (Ken Watanabe).
6 de 9 / Destaque para a estreia de Bradley Cooper como realizador, num remake do filme A Star is Born (1937) onde contracena com Lady Gaga.
7 de 9 / DocLisboa: da programação, destacamos Westwood: Punk, Icon, Activist sobre a vida da criadora britânica Vivienne Westwood, hoje com 77 anos.
PUB
8 de 9 / DocLisboa: Yours in Sisterhood, de Irene Lusztig, inspirado nas cartas que foram enviadas durante os anos 70 para a Ms., a primeira revista feminista norte-americana fundada por Gloria Steinem e Dorothy Pitman Hughes.
9 de 9 / O realizador português Fernando Vendrell retratou-as na nova série 3 Mulheres (que estreia na RTP, em meados de outubro) convidando Victoria Guerra (Snu), Maria João Bastos (Maria Armanda) e Soraia Chaves (Natália) para protagonistas.
leia também

O 2.º aniversário do MAAT dura três dias

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia está de parabéns e celebra este 2.º aniversário tal como na inauguração: com o público, num open weekend nos próximos dias 5, 6 e 7.

PUB
PUB