O nosso website armazena cookies no seu equipamento que são utilizados para assegurar funcionalidades que lhe permitem uma melhor experiência de navegação e utilização. Ao prosseguir com a navegação está a consentir a sua utilização. Para saber mais sobre cookies ou para os desativar consulte a Politica de Cookies Medialivre
Atual

Olhares do Mediterrâneo, um festival no feminino

Entre filmes, documentários, exposições e concertos, tudo o que precisa de saber sobre a quinta edição do Festival Olhares do Mediterrâneo.

19 de setembro de 2018 às 07:00 Carolina Veiga

De 27 a 30 de outubro o Cinema São Jorge abre portas à quinta edição do Festival Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino. Numa programação constituída por secções competitivas, não competitivas e diversos programas paralelos, serão apresentados 51 filmes no festival que tem como objetivo mostrar o trabalho criativo de mulheres de países do Mediterrâneo, ou que trabalhem neles.

Figlia Mia (Daughter of Mine), de Laura Bispuri, uma longa-metragem em competição, abre esta edição com a história de uma menina de dez anos na Sardenha, dividida entre duas mães. Esta é uma estreia nacional que se junta à de mais cinco longas-metragens. De origens diversas como Espanha, Turquia, França, Itália ou México, falamos de Fields of Anger, um documentário de AnneGintzburger, os documentários Improsioned Lullaby, de Rossabella Schillaci, Rush Hour, de Luciana Kaplan, Analysis of Blue Blood, de Bianca Torres e Gabriel Velazquez, e My Short Words, da dupla Büsra Bülbül e Bekir Bülbül.

De entre os 20 títulos selecionados para a competição de curtas-metragens, encontramos o Get up, Kinshasa!, de Sébastien Maitr, Marlon, de Jéssica Palud, ou Negah, de Farnoosh Samadi. Ainda aqui se abre um espaço para a comédia com Bobol, de Khedija Lemkecher, um retrato cómico aos casamentos tunisinos, ou The Demantlai’s, de Reem Samarani, uma ficção libanesa sobre uma família que se odeia e que partilha o mesmo teto.

Travessias é a secção competitiva temática, com filmes que colocam em evidência assuntos como migrações, forçadas ou não, histórias sobre êxodos e a crise dos refugiados. Inclui longas, curtas e médias-metragens, com destaque para My Kaaba is HUMAN, de Sinem Tas, que nos revela as histórias de seis refugiados em Portugal, a estreia nacional de Mr Gay Syria, de Ayse Toprak, sobre dois refugiados sírios homossexuais, Son of Sofia, de Elina Psikou, uma história de migrações e separação vivida através do olhar de uma criança de 11 anos, e Before Summer Ends, documentário assinado por Myryam Goormaghtigh, programado para encerrar esta edição. Com a apresentação do "Começar a Olhar", o Olhares do Mediterrâneo investe em novos talentos cinematográficos, com essa secção competitiva referente a filmes realizados em contexto escolar ou de formação, no campo da curta-metragem.

Uma das novidades da edição deste ano é a mostra não competitiva que apresenta The Dream Will Never Come True, de Khadijeh Bsharat, e A Weekend Visit Home, de Nivin Bsharat.

Em paralelo, exibem-se as exposições Instantâneos Mediterrânicos, um Tríptico Grego (fotografia) e  Campos de Batalha (exposição/instalação), organizam-se dois debates, três workshops, oferece-se a Cerimónia Marroquina do Chá e introduz-se uma degustação de cerveja artesanal, terminando com dois concertos.

A Weekend Visit Home, de Nivin Bsharat.
1 de 14 / A Weekend Visit Home, de Nivin Bsharat.
The Dream Will Never Come True, de Khadijeh Bsharat
2 de 14 / The Dream Will Never Come True, de Khadijeh Bsharat
Before Summer Ends, por Myryam Goormaghtigh
3 de 14 / Before Summer Ends, por Myryam Goormaghtigh
Son of Sofia, de Elina Psikou
4 de 14 / Son of Sofia, de Elina Psikou
Mr Gay Syria, de Ayse Toprak
5 de 14 / Mr Gay Syria, de Ayse Toprak
My Kaaba is HUMAN, de Sinem Taş
6 de 14 / My Kaaba is HUMAN, de Sinem Taş
Bobol, de Khedija Lemkecher
7 de 14 / Bobol, de Khedija Lemkecher
Marlon, de Jéssica Palud
8 de 14 / Marlon, de Jéssica Palud
Get up, Kinshasa!, de Sébastien Maitr
9 de 14 / Get up, Kinshasa!, de Sébastien Maitr
Rush Hour, de Luciana Kaplan
10 de 14 / Rush Hour, de Luciana Kaplan
My Short Words, da dupla Büşra Bülbül e Bekir Bülbül
11 de 14 / My Short Words, da dupla Büşra Bülbül e Bekir Bülbül
Analysis of Blue Blood, de Bianca Torres
12 de 14 / Analysis of Blue Blood, de Bianca Torres
Fields of Anger, um documentário de Anne Gintzburger
13 de 14 / Fields of Anger, um documentário de Anne Gintzburger
Figlia Mia, de Laura Bispuri
14 de 14 / Figlia Mia, de Laura Bispuri
As Mais Lidas