Entre no ritmo da estação quente e aposte nos sabores que nos transportam imediatamente para o modo de viver simples e despreocupado.
GOURMET: Slow living
06 de julho de 2012 às 08:41 Máxima
ROLINHOS DE CURGETE COM TOMATE E MOZZARELLA
PUB
(Para 4 pessoas)
Tempo de preparação: 40 minutos
Tempo de cozedura: 20 minutos
Dificuldade: Fácil
Não é aconselhável congelar
Ingredientes3 curgetes
Sal
2 colheres de sopa de azeite
300 g de cogumelos
6 tomates médios
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 punhado de manjericão
Pimenta moída a gosto
250 g de mozzarella
100 g de queijo suíço ralado
Gordura para o molde
Aqueça previamente o forno a 200º C usando as duas resistências. Lave e corte as curgetes em tiras. Escalde-as em água a ferver com sal, retire com uma escumadeira, passe por água fria, seque e reserve. Numa frigideira, aqueça o azeite e salteie os cogumelos limpos e cortados em cubos. Lave 4 tomates, corte em quartos, retire-lhes as sementes e adicione-os aos cogumelos. Esmague os alhos e junte aos cogumelos e tomate, acrescentando o vinagre balsâmico. Lave o manjericão, seque e junte as folhas cortadas finamente ao preparado. Adicione sal e pimenta, tire do lume e deixe arrefecer. Corte 200 gramas de mozzarella em cubos e junte ao preparado misturando bem. Corte grosseiramente os restantes tomates e mozzarella. Unte um prato de ir ao forno. Coloque uma porção do preparado nas tiras de curgete, enrole e disponha os rolinhos no prato. Pegue no resto da mistura e espalhe entre os rolinhos, adicione o queijo ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido durante 15 a 20 minutos. Retire do forno e sirva com pão torrado e um copo de vinho branco.
COMPOTA DE PÊSSEGO COM CREME DE AÇAFRÃO E HORTELÃ(Para 4 pessoas)
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de arrefecimento: 30 minutos
Dificuldade: Fácil
Não é aconselhável congelar
Ingredientes
1 limão
150 ml de vinho do Porto
50 g de açúcar
4 pêssegos maduros
1 pitada de açafrão
150 ml de natas com pelo menos 30% de gordura
Hortelã para decoração
Lave o limão com água quente, seque e corte uma lasca de pele em tiras finas. Esprema o limão. Escalde os pêssegos com água a ferver, retire a pele, corte ao meio e retire o caroço. Numa caçarola leve ao lume o vinho com o sumo e casca de limão, açúcar e açafrão e 250 mililitros de água e deixe levantar fervura, junte os pêssegos e deixe ferver durante 2 a 3 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer 30 minutos. Antes de servir, bata as natas e junte hortelã picada. Num prato coloque os pêssegos com o sumo e as natas batidas e decore com folhas de hortelã.
Vá passear!
Quantas nacionalidades gastronómicas existem em Lisboa? Sabia que é possível viver em Lisboa sem nunca provar a comida portuguesa? Que sabores fazem a cozinha oriental? Quantos Orientes há? Onde se pode comer a melhor pizza? De que é feita a sobremesa mais típica da Áustria? Se ficou curioso, vá até http://lisboaautentica.com/ e descubra! Uma equipa formada por especialistas em Cultura e Turismo, que acima de tudo amam Lisboa, quer mostrar a cidade sob perspetivas que passam muitas vezes despercebidas. Os passeios são mais do que visitas guiadas. São momentos de experiência, descoberta e boa disposição, que envolvem os participantes com a população local e os parceiros mais reputados. Faça perguntas ao chefe do restaurante com estrela Michelin, prove um dos melhores vinhos do país, entre em palácios privados do século XVIII… Lisboa Autêntica tem uma programação fixa com temáticas diferentes em cada fim de semana. Para os passeios gastronómicos e vínicos, é requerida marcação prévia. Para os outros, basta aparecer no local indicado, à hora estabelecida.
Lisboa Vínica (€20, inclui 4 provas), 7 de junho. Duração: 2h 30m; Lisboa Gastronómica: Passeio & Cultura (€20, inclui degustações e almoço). 2 de junho. Duração: 4 horas.
1 de 4 /Gourmet: Slow living
PUB
2 de 4 /Rolinhos de curgete com tomate e mozzarella
3 de 4 /Compota de pêssego com creme de açafrão e hortelã