Criar e transformar: 7 exposições para ver em julho
Artistas a solo, moda e uma viagem cultural são o mote das exposições que destacamos para julho.
04 de julho de 2019 às 07:00 Carolina Carvalho
Karma Chameleon
A carreira de Cindy Sherman (New Jersey, EUA, 1954) já conta com mais de 40 anos em que a artista se metamorfoseia na sua própria figura. Tendo como ponto de partida a inspiração em diferentes fontes culturais, Sherman usa as roupas, cabelos e maquilhagens para assumir uma personagem e protagonizar fotografias. A National Portrait Gallery centra-se na capacidade camaleónica da artista e na tensão entre fachada e identidade do seu trabalho na exposição retrospetiva Cindy Sherman. Estão reunidas mais de 180 obras que percorrem o seu trabalho desde a década de 1970 até à atualidade. Entre elas a série Untitled Film Stills completa (a obra de 70 imagens inspiradas em cinema que despertou a atenção da crítica e definiu o estilo da artista), assim como todas as cinco obras da série Cover Girl (feita em 1976 quando ainda era estudante) juntas pela primeira vez. Até 15 de setembro, em Londres.
Arte, história e geopolítica coabitam na exposição O Gosto pela Arte Islâmica (dos finais do Império Otomano à Era do Petróleo) que a Fundação Calouste Gulbenkian apresenta entre 12 de julho e 7 de outubro. Esta mostra é também uma homenagem ao próprio Gulbenkian, no ano em que se comemoram 150 anos do seu nascimento no antigo Império Otomano. Às obras-primas de arte islâmica da coleção do fundador juntam-se outras provenientes de coleções internacionais, como, por exemplo, do Museu do Louvre, do Metropolitan de Nova Iorque e do Victoria & Albert de Londres.
Numa outra latitude, o marchand e editor Ambroise Vollard encomendou a Pablo Picasso um conjunto de 100 gravuras que o artista espanhol realizou entre 1930 e 1937 e que ficou conhecido como Suite Vollard. As gravuras foram produzidas em dois formatos e tipos de papel e a Fundação Mapfre mantém uma coleção destas gravuras inalterada, a qual viajou para o Palácio das Artes no Porto para a exposição Pablo Picasso. Suite Vollard, para visitar até 11 de setembro.
Na moda, são os jogos de contraste e os movimentos contracorrente que dão origem às tendências e, mais tarde, aos estilos de uma época. No museu do Fashion Institute and Technology (FIT), a exposição Minimalism/Maximalism: Fashion Extremes, de 28 de maio a 16 de novembro, explora o paradoxo minimalismo/maximalismo na moda através de uma seleção de peças do século XVIII até à atualidade, dos vestidos depurados dos criadores americanos às criações ultradecoradas da alta-costura.
No Brooklyn Museum, a exposição Pierre Cardin: Future Fashion, de 20 de julho a 5 de janeiro, é a primeira retrospetiva do criador francês em 40 anos. Estão reunidos mais de 170 objetos do arquivo e do ateliê, peças de alta-costura, prêt-à-porter, ilustrações, fotografias, bem como as incursões do criador pelo universo do mobiliário e iluminação. Os cenários da exposição são inspirados nos ateliês, showrooms e casas do próprio Cardin, fazendo desta mostra uma experiência imersiva.
A galeria Barbican, em Londres, recebe a primeira retrospetiva de Lee Krasner (Nova Iorque, 1908-1984) na Europa em mais de 50 anos. Lee Krasner: Living Colour, até 21 de setembro, conta, através de cerca de 100 obras, a vida e carreira de uma mulher artista, pioneira do expressionismo abstrato e que se afirmou em nome próprio depois de ter vivido algum tempo na sombra do marido, Jackson Pollock. Colagens, geometrias rigorosas e pinturas abstratas de larga escala são acompanhadas por raras fotografias e filmes da época.
Olafur Eliasson (Copenhaga, 1967) regressa à Tate Modern, em Londres, com a exposição Olafur Eliasson, in Real Life, de 11 de julho a 5 de janeiro. Esculturas e instalações invadem o espaço interior e exterior com arco-íris, reflexos e sombras, nas peças coloridas e cativantes do artista. Há ainda uma área desta mostra que é dedicada ao ambiente e à sociedade que reflete a abordagem de Eliasson aos problemas desta ordem que são hoje preocupantes, como o clima, a imigração ou a energia.
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Untitled #204, por Cindy Sherman, 1988-90. Cortesia da artista e da Metro Pictures, Nova Iorque. Cindy Sherman na National Portrait Gallery de 27 de junho a 15 de setembro de 2019.
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Untitled #466, por Cindy Sherman, 2008. Cortesia da artista e da Metro Pictures, Nova Iorque. Cindy Sherman na National Portrait Gallery de 27 de junho a 15 de setembro de 2019.
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Cover Girl (Vogue), por Cindy Sherman, 1976 / 2011. Cortesia da artista e da Metro Pictures, Nova Iorque. Cindy Sherman na National Portrait Gallery de 27 de junho a 15 de setembro de 2019.
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Untitled Film Still #21, por Cindy Sherman, 1978. Cortesia da artista e da Metro Pictures, New York. Cindy Sherman na National Portrait Gallery de 27 de junho a 15 de setembro de 2019.
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Untitled Film Still #15, por Cindy Sherman, 1978. Cortesia da artista e da Metro Pictures, New York. Cindy Sherman na National Portrait Gallery de 27 de junho a 15 de setembro de 2019.
Foto: Carlos Azevedo6 de 22
Animal fighting’ carpet, em seda, Pérsia, Kashan, meados do século XVI.. Calouste Gulbenkian Museum – Founder’s Collection.
Foto: Catarina Gomes Ferreira7 de 22
Prato fundo com arabescos. Turquia, Iznik, período Otomano c. 1600. Calouste Gulbenkian Museum – Founder’s Collection.
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Foto: Catarina Gomes Ferreira8 de 22
Lamparina de mesquita, Egito (ou Síria) século XIV [depois de 1321], período Mamluk. Calouste Gulbenkian Museum – Founder’s Collection.
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Minotauro derrotado pela juventude na Arena, 29 de maio de 1933. Pablo Picasso.
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Minotaur cego conduzido na noite por menina com pomba agitada, novembro de 1934. Pablo Picasso.
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Nu sentado, 9 de março de 1934. Pablo Picasso.
Foto: 1997 Olafur Eliasson13 de 22
Room for one colour, Olafur Eliasson, 1997. Lâmpadas de monofrequência. Fotografia de uma instalação no PinchukArtCentre, em Kiev, 2011.
Foto: 2014 Olafur Eliasson. Fotografia: Anders Sune Berg15 de 22
Big Bang Fountain, Olafur Eliasson, 2014. Água, luz estroboscópica, bomba, pulverizador, aço inoxidável, madeira, espuma, plástico, aparelho de comando, corante. Imagem de uma instalação no Moderna Museet, em Estocolmo, 2015.
Foto: 2002 Olafur Eliasson. Fotografia: Jens Ziehe16 de 22
Your spiral view, Olafur Eliasson, 2002. Aço inoxidável, espelho e aço. Imagem da instalação na Fondation Beyeler, em Basileia, Suiça, 2002.
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Foto: The Pollock-Krasner Foundation. Courtesy Kasmin Gallery, Photo by Diego Flores17 de 22
Icarus, Lee Krasner, 1964. Coleção da família Thomson.
Foto: The Pollock-Krasner Foundation. Courtesy Kasmin Gallery18 de 22
Polar Stampede, Lee Krasner, 1960. Coleção de Doris e Donald Fisher, MoMA San Francisco.
Foto: The Pollock-Krasner Foundation. Photo Jonathan Urban19 de 22
Untitled, Lee Krasner, 1946. Coleção de Bobbi e Walter Zifkin.
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Foto: The Pollock-Krasner Foundation. Courtesy National Gallery of Art, Washington D.C.20 de 22
Imperative, Lee Krasner, 1976.
Foto: The Irving Penn Foundation21 de 22
Lee Krasner fotografada por Irving Penn, Nova Iorque, 1972.
Foto: Lee Krasner Papers, Archives of American Art, Smithsonian Institution, Washington22 de 22
Lee Krasner no seu estúdio no celeiro, 1962. Fotografada por Hans Namuth.