16 anos da morte de Gisberta, a transexual que não salvámos
Recordamos um texto escrito por Tiago Manaia a propósito do Festival Porto/Post/Doc, aquando da exibição do filme 'Madalena', sobre violência transfóbica e a falta de segurança que assombra o quotidiano das pessoas transexuais. Não será uma coincidência pensar de imediato em Gisberta, cidadã brasileira brutalmente assassinada por um grupo de adolescentes há 16 anos no Porto. O seu nome continua a ecoar na cidade.
Emma Becker. A minha história na prostituição. “No bordel não via homens, mas seres humanos"
A escritora francesa Emma Becker trabalhou durante dois anos e meio num bordel em Berlim, onde a prostituição é legal e conta com proteção social. A Casa é um livro desconcertante, que aproxima o leitor de uma realidade que a sociedade tenta camuflar. Em França, como em Portugal, a prostituição é tolerada sem se enquadrar num quadro legal. Poderá esta publicação abrir o diálogo?
Vanessa Springora: “Em jantares perguntava: 'quem nesta mesa foi abusada, agredida ou violada?'. Todas as mulheres levantavam a mão.”
Foi recebido com uma onda de choque em França. 'Consentimento', o testemunho literário de Vanessa Springora relata a relação que teve aos 14 anos, com o escritor Gabriel Matzneff, 36 anos mais velho. Vanessa descreve a manipulação de que foi vítima e denuncia uma sociedade conivente com o poder. A autora contou-nos a agitação que tem vivido e analisou o movimento #MeToo.
“Como é que puseram o sexo do lado do mal? A função da cultura é também essa, de tentar despertar a consciência das pessoas.”
Na segunda parte da entrevista com Soraia Chaves, conversámos sobre a identidade de género e o discurso de ódio que o tema continua a suscitar.