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Prazeres

Um livro que reúne as 25 carteiras mais influentes de todos os tempos

A Assouline acaba de lançar, em parceria com a Fashionphile, um livro que é um verdadeiro objeto de desejo. Nas suas páginas desfilam as 25 carteiras mais influentes de todos os tempos – peças que transcenderam a moda e se tornaram ícones culturais e investimentos rentáveis.

Christian Dior
Christian Dior Foto: ©Edward Berthelot / Getty Images/ ©Assouline
08 de setembro de 2025 às 17:13 Madalena Haderer

Na Antiguidade e Idade Média, homens e mulheres usavam bolsas de pano, couro ou rede penduradas à cintura para transportar moedas, chaves e objetos pessoais. Com o tempo, as roupas masculinas começaram a incorporar bolsos, mas as femininas não tiveram essa sorte – razão pela qual ainda hoje fazemos uma grande festa quando descobrimos um vestido com bolsos – e a necessidade de bolsas externas manteve-se para as mulheres: resistentes e rudimentares para a classe baixa; delicadas, bordadas e em tecidos nobres para a classe alta. Aos poucos, aquelas pequenas preciosidades na mão de senhoras finas e com pele de alabastro, foram-se insinuando na psique feminina. Hoje, todas nós queremos ter uma mala linda, chique e sofisticada, uma mala que vire cabeças e seja alvo de cobiça. E quem diz uma, diz 20 – se o paraíso não incluir um closet cheio de it bags, não me convidem. 

Christian Dior
Foto: ©Bettmann / Getty Images / ©Assouline

Fashionphile: The Book of Iconic Bags, um volume recém-lançado pela Assouline, famosa editora de “coffee table books”, conta a história das 25 carteiras mais icónicas de todos os tempos. Um livro que nasceu da parceria entre a editora francesa e a Fashionphile, uma ultra-luxuosa plataforma online especializada na compra e venda de carteiras e acessórios de marcas famosas. 

Christian Dior
Foto: ©Assouline

Uma carteira de luxo é, ao mesmo tempo,, um símbolo de status, um objecto de desejo, uma peça de coleção, uma forma de mostrar a identidade de quem a possui, um ícone da modernidade, e um excelente investimento. Não será pedir demasiado de uma coisa tão pequena? E como é que chegámos até aqui? Como é que passámos do utilitarismo para o aspiracional? Para tentar explicar esta evolução, a Fashionphile apresenta uma lista daquelas que considera as 25 carteiras mais influentes de todos os tempos. Não será um exagero dizer que carteiras exercem influência? É possível. Por outro lado, o mercado das carteiras de luxo movimenta muito dinheiro, e tudo o que movimenta dinheiro, já se sabe – tem influência. 

Christian Dior
Foto: ©Guy Bell / Alamy Live News / ©Assouline

Selecionadas não apenas pela beleza e qualidade do trabalho artesanal, mas também pela sua relevância cultural, potencial de investimento, histórias ricas e misticismo duradouro, a lista inclui a Birkin e a Kelly, da Hermès, que batem recordes de preços e listas de espera, passando pelas Fendi Baguette e Saddle da Dior, imortalizadas por Carrie Bradshaw, em O Sexo e a Cidade, sem deixar de fora criações mais recentes e virais da Bottega Veneta e da Loewe.

Christian Dior
Foto: ©Gerard Julien AFP via Getty Images / ©Assouline

Com imagens marcantes, histórias fascinantes e a visão especializada da Fashionphile, este livro é uma celebração da carteira como objeto cobiçado e símbolo intemporal de estilo. Tem 280 páginas cheias de fotografias lindíssimas, custa 120 euros e está disponível .

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