Escalfado, a cafetaria que tem a receita para a felicidade
Uma café que serve pequenos-almoços durante todo o dia, mas onde também há bons pratos portugueses e comida de conforto, sempre com ingredientes frescos e locais.

Não se encontra à primeira, mas vale a pena procurar a pequenina rua Merca-Tudo para chegar a este delicioso café de bairro com comida de conforto algures entre o guloso e o equilibrado – até porque saudável é isso mesmo. A ideia vem de Londres, onde Ana Lopes, a proprietária, trabalhou como arquitecta durante dez anos, e onde a comida de pequeno-almoço se come a qualquer hora, dos ovos feitos de várias maneiras às fatias de bolo e torradas com doce, mas também aos pratos mais consistentes. "Temos a carta de pequeno-almoço e depois temos pratos principais e do dia, como sopas e massas, tudo sempre cozinhado aqui com ingredientes frescos e locais de fornecedores portugueses," avança Ana antes de nos sentarmos à mesa, mas já com um Green overdose na mão, um sumo acabado de fazer, com aipo, ananás, hortelã e maça.
Antes de viajar para Portugal, o Escalfado começou ainda em Londres, com a ajuda do chef Musa, que Ana Lopes conheceu na cidade, e voltou a reinventar-se em Lisboa com a intervenção da também chef Mariana Claro, que já passou pelas cozinhas do Feitoria e do Pasta Non Basta, e que é agora a responsável por executar a carta. Juntos, prepararam um menu que percorre sabores muito portugueses, mas que se aventura por diferentes paragens gastronómicas sem perder o pé. Por isso, encontramos por aqui sugestões tão diferentes quanto os ovos quentes com tomate e espinafres e as panquecas de ricota com manteiga favo de mel e banana –aconchego para o estômago perfeito e irrecusável – como uns levíssimos pasteis de massa tenra recheados com camarão com cremoso de marisco e anis ou o mais tradicional bacalhau preparado de várias maneiras. Por estes dias, há também uma carta de brunch e novos pratos principais, como o tataki de atum com salada waldorf e espuma de iogurte e wasabi e bochechas de porto cozinhadas a baixa temperatura.

"Aqui não há tostas de abacate", brinca Ana Lopes. A arquiteta conta que o gosto pela cozinha vem de sempre, atrai-lhe a ideia de experimentar coisas novas e de ter um café de bairro, com boa comida e conversas que duram a tarde toda. O interior do restaurante segue a mesma linha, mantendo a estrutura antiga e os respectivos azulejos e acrescentando-lhe pormenores de design moderno. "O Escalfado foi pensado para deixar as pessoas felizes", remata Ana. E nós sorrimos de volta.
Quando? Terça-feira ao domingo, das 9h às 17h
Onde? R. do Merca-Tudo nº4, Lisboa

