Cinema Batalha do Porto dedica ciclo especial à Moda
Arranca já a 2 de setembro e termina a 1 de novembro.

Cinema e Moda são dois mundos que sempre estiveram interligados. A pensar nisso, o Batalha - Centro de Cinema, no Porto pensou num ciclo de filmes sobre Moda. A curadoria é de Guilherme Blanc, Hanayrá Negreiros e João Sousa Cardoso. Sobre-vestir: Histórias de Cinema e Moda é o mote de uma programação que assenta na ideia de que "o cinema é indissociável das narrativas que a roupa e os figurinos transportam", refere o Batalha na página oficial.
É que, ao longo dos tempos, têm sido vários os grandes cineastas e artistas que mantiveram colaborações com importantes costume designers e criadores de moda. A moda e o vestir são, em si, temas centrais em filmes que marcaram de forma profunda o cinema.

Ao todo, serão 10 sessões que pretendem explicar a importância do guarda-roupa na construção de um filme, conferindo-lhe um género (do terror ao drama histórico). A forma como a roupa é usada também ajuda a revelar tradições, costumes e culturas. Entre os filmes em exibição vão estar: O cozinheiro, o ladrão, a sua mulher e o amante dela, de Peter Greenaway, com guarda-roupa de Jean Paul Gaultier, e o documentário Ôrí, de Raquel Gerber, sobre a historiadora Beatriz Nascimento, "que moldou o pensamento antirracista e feminista do Brasil". O filme Boneca de Luxo (Breakfast at Tiffany's), um dos clássicos favoritos de sempre, passa no dia 9 pelas 15h15.

Moda, Diversão, Cinema, Batalha Centro de Cinema, Cinema Batalha
Vilões do 007, escritores, festas polémicas. As melhores histórias do Palácio Estoril Hotel
Com 92 anos de existência, este hotel histórico já viu muitas aventuras protagonizadas por espiões, cabeças coroadas e “estrelas” de Cinema ou do Desporto. Mas não ganhou uma ruga e continua a ser uma referência de elegância e bem servir às portas de Lisboa.