Prazeres

Celebrar o Ano Novo chinês com a cozinha asiática do Soão

Até 8 de fevereiro, ainda pode passar pelo restaurante de Alvalade, em Lisboa, para provar os pratos especiais que assinalam o ano do Rato de Metal. E aproveitar para descobrir sabores que já se tornaram clássicos.

04 de fevereiro de 2020 | Rosário Mello e Castro

Passamos a porta em madeira e a arquitetura geométrica da Praça de Alvalade fica imediatamente para trás. Não é fácil, mas o Soão, com os seus tons avermelhados e as texturas aveludadas do Oriente consegue trazer para o bairro essa sensação de desalinho, algures entre os segredos que se contam no bar do primeiro piso e as conversas que se escondem nos compartimentos do andar de baixo, cada um com a sua dinâmica própria.

Por estes dias, a razão da visita a este restaurante do grupo Seame é a chegada do ano do Rato de Metal, conhecido pela inteligência e pelo talento, e que inspirou o chef Luís Cardoso a criar novos pratos (menu a partir de €39), de base chinesa, mas com diversas inspirações. São eles a colorida Salada da Prosperidade, que chega à mesa antes de ser misturada (e que originalmente deve mesmo ser atirada ao ar de forma a que os sabores se unam) e que é um prato típico deste altura de celebrações. A ideia é precisamente juntar a família à volta da mesa para comer deliciosos sashimis de vários peixes, legumes, pickes e molhos, como o yuzu. Segue-se outro favorito desta época, o Pen Cai, um hot pot, aqui com influências japonesas, e que pode levar carne ou, na versão que provámos, peixe, marisco e legumes. É difícil escolher onde vai encontrar mais sabor, se na proteína, se nas colheradas de caldo misturadas com o kimchi que se acrescenta no fundo da taça, com ou sem arroz.   

A carta de bebidas também teve direito a edição especial assinada por Vasco Martins, responsável pelas bebidas do grupo, que criou um cocktail especial para este momento. Chama-se Hóng Sè, vermelho em mandarim, uma cor com significado especial nesta mudança de ana, por se dizer que traz sorte e prosperidade nos meses que se seguem – e é tão bonito quanto a seguinte descrição sugere. Leva gin Roku, Campari, baijiu de rosas Mei Kuei Lu, um toque de sabor a mar, zest de laranja e amor perfeito. Em alternativa, há um revigorante chá verde com origem na Montanha dos Nove Dragões, na China.

Pelo caminho, nada como fazer algumas escalas por algumas das sugestões da carta normal, como as money bags tailandesas, que é um dim sum frito de frango e castanha de água, as asinhas de frango coreanas ou o rolo com enguia e barriga de atum.

O quê? Soão, Taberna Asiática Onde? Av. de Roma, 100 Quando? Seg à qui 12h30 às 15h30, 19h30 às 23h; sex 12h30 às 15h30, 19h30 às 23h; sáb 12h30 às 00h; dom 12h30 às 23h Reservas 21 053 44 99

Yu Sheng, Salada da Prosperidade
Foto: D.R.
1 de 3 Yu Sheng, Salada da Prosperidade
Pen Cai
Foto: D.R.
2 de 3 Pen Cai
Hóng Sè
Foto: D.R.
3 de 3 Hóng Sè
Saiba mais Soão, Ano Novo Chinês, Ano do Rato, Oriente, Alvalade, Gastronomia, Sushi, Asiátivo, Viagens&Gourmet
Relacionadas

Um chá com Soraia Chaves no Ritz

Sentámo-nos com a atriz no lounge Almada Negreiros para descobrir com quem mais gostaria de tomar um chá, o que mais gosta de fazer sozinha e outros segredos.

Na esplanada a ouvir ópera

O Meat Me, em Lisboa, acaba de inaugurar uma zona exterior, para complementar o restaurante e o bar e com algumas novidades na carta.

Mais Lidas
Realeza As amantes da vida de Juan Carlos

Num momento de especulação sobre o seu paradeiro, e após informar a casa real espanhola do seu afastamento, voltam a surgir as histórias da vida de um rei que nunca gostou de ser discreto.