75 anos de tradição e sabor: a celebração da gelataria Santini
A história da Santini é uma jornada que se estende ao longo de seis gerações, marcada por uma paixão inabalável pela arte de criar gelados excepcionais.
Foto: DR18 de abril de 2024 às 23:28 Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
A inauguração da primeira loja, em 1949, na pitoresca praia do Tamariz, no Estoril, rapidamente se tornou um marco, representando a essência da dolce fare niente italiana - a arte de desfrutar dos prazeres simples da vida. Desde então, ir ao Santini aos domingos tornou-se uma tradição familiar para saborear os melhores gelados, feitos exclusivamente com fruta fresca, sem corantes nem conservantes.
Passados 75 anos e com mais 12 lojas espalhadas pelo país, a Santini continua a manter intocável a sua receita e tradição, conquistando os corações de todos os que provam os seus gelados. A marca é hoje liderada por Eduardo Santini, neto do fundador, que tem como missão realizar o sonho de Attilio Santini Mosena de perpetuar o legado da família por várias gerações. A entrada da família Botton em 2009 trouxe uma nova dinâmica, combinando a herança dos gelados artesanais com a expertise em gestão e expansão de negócios.
Para a Santini, a qualidade dos ingredientes está acima de tudo. Desde a escolha exigente das frutas frescas, maioritariamente compradas a produtores locais, até à utilização de ingredientes naturais, sem adições de polpas, conservantes ou corantes, a marca mantém um padrão de excelência que é a sua marca registada.
Com isso em mente, a Santini orgulha-se de abrir as portas da sua fábrica, permitindo que os visitantes testemunhem o processo meticuloso de produção dos gelados, garantindo que todos os critérios de qualidade são rigorosamente cumpridos.
Ainda há mais, como forma de celebrar os 75 anos de história e tradição, a Santini uniu-se a outra marca icónica - Bordallo Pinheiro - para criar uma nova coleção de copos temáticos, recheados com os deliciosos sabores dos gelados artesanais.
Com uma visão voltada para o futuro, a Santini está determinada a continuar a produzir os melhores gelados artesanais do mundo, mantendo-se fiel à sua receita original e tradição, e levando o sabor único dos seus gelados a cada vez mais pessoas.
Na vibrante galeria Underdogs, a artista apresenta a sua primeira exposição individual depois conquistar públicos em Londres, Tóquio, e em prestigiadas instituições como o Museu do Oriente e a Casa da Arquitetura.
No coração da Comporta, este hotel aposta num luxo simples e na comunhão com a Natureza. Sem perder de vista, a gastronomia e outras experiências para mais tarde recordar.
Inserido na celebração do cinquentenário do 25 de abril, o Festival de Banda Desenhada da Amadora, celebra os 60 anos da Mafalda, entre outras 14 exposições, de 17 a 27 de outubro.