Apoio
Outubro Rosa
Outubro Rosa

Alimentos com propriedades que podem ajudar a prevenir o cancro

No mês em que se assinala a luta contra o cancro, fomos investigar que alimentos - e respetivas propriedades - podem prevenir e combater doenças oncológicas. Leia a entrevista à nutricionista Magda Roma.

21 de outubro de 2020 | Rita Silva Avelar
Sabia que a canela melhora a circulação sanguínea? Que a erva-trigo, uma planta que nasce nos telhados, é fonte de clorofila e regulariza os valores da hemoglobina? Que a ingestão de romã pode prevenir cancro da próstata? Há vários alimentos que, cozinhados e consumidos na medida e doses certas, podem ajudar a combater as doenças oncológicas. Provavelmente sabe pelo menos de alguns, mas nada melhor do que clarificar o tema com um especialista em nutrição. Foi o que fizemos com a nutricionista Magda Roma, num workshop no supermercado Brio (com várias alternativas saudáveis).

Começamos por excluir tudo aquilo que não se deve ingerir quando se está a passar por qualquer doença oncológica. Devemos "reduzir ou eliminar os alimentos de origem animal, principalmente os mais inflamatórios e mencionados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) tais como alimentos de origem animal de charcutaria, carne vermelha, borrego, porco, e ter em atenção alimentos carbonizados e contaminados. Os alimentos de eleição deverão ser de origem biológica devido à possível presença de agrotóxicos, tais como o glifosato associado a diversos tipos de cancro; deve ainda evitar o açúcar simples e produtos de pastelaria", revela Magda Rosa.

Depois, que hábitos primordiais devem ser seguidos à risca por quem está a passar pelo processo de tratamento? Segundo a nutricionista, a "ingestão de água em quantidades suficientes para hidratar e drenar a toxicidade orgânica; ingerir uma boa dose de alimentos ricos em antioxidantes; a preferência por gorduras vegetais ricas em ómega 3, como óleo de linho, óleo de cânhamo ou azeite; a diminuição significativa do consumo de açúcares de absorção rápida; a inclusão diária de uma boa dose de alimentos anti-inflamatórios tais como todos os mencionados acima (na galeria) e o fornecimento de uma boa dose de clorofila ao organismo através de alimentos de cor verde ou então através de sumo de erva-trigo.

Apesar de todas estas práticas e ingredientes serem contribuidores de uma melhoria significativa de todo o sistema digestivo, a sua execução e ingestão não significam que o efeito se traduza num curativo à doença imediato. São conselhos, hábitos e alimentos que previnem as doenças oncológicas e que, para quem está a lutar contra uma, podem atenuar os efeitos dos tratamentos e melhorar o bem-estar geral do organismo.

Percorra a galeria e descubra os 10 alimentos/ingredientes com mais propriedades anticancro.
 
Frutos vermelhos (arandos, mirtilos, framboesas, amoras, romãs)
1 de 9 / Frutos vermelhos (arandos, mirtilos, framboesas, amoras, romãs) Frutos vermelhos (arandos, mirtilos, framboesas, amoras, romãs)
Especiarias (curcuma, cardamomo, cravinho)
2 de 9 / Especiarias (curcuma, cardamomo, cravinho) Especiarias (curcuma, cardamomo, cravinho)
Cogumelos shitake, maitake, reishi
3 de 9 / Cogumelos shitake, maitake, reishi Cogumelos shitake, maitake, reishi
Brócolos
4 de 9 / Brócolos Brócolos
Couve Roxa
5 de 9 / Couve Roxa Couve Roxa
Chá verde
6 de 9 / Chá verde Chá verde
Coentros
7 de 9 / Coentros Coentros
Sementes (sésamo pretas, cânhamo, cominho pretas/linhaça)
8 de 9 / Sementes (sésamo pretas, cânhamo, cominho pretas/linhaça) Sementes (sésamo pretas, cânhamo, cominho pretas/linhaça)
Compostos allium (alho, cebola, alho-francês)
9 de 9 / Compostos allium (alho, cebola, alho-francês) Compostos allium (alho, cebola, alho-francês)
Saiba mais outubrorosa, Alimentos com propriedades anticancro, Doenças Oncológicas, Alimentos contra o Cancro, , Magda Roma, Brio, OMS, Frutos vermelhos, Arandos, Mirtilos, Framboesas, Amoras, Romãs, Especiarias, Curcuma, Cardamomo, Cravinho, Gengibre, Cogumelos, Shitake, Maitake, Reishi, Brócolos, Couve roxa, Chá verde, Ervas aromáticas, Orégãos, Rosmaninho, Lavanda, Salsa, Coentros, Sementes, Sésamo, Cânhamo, Cominho, Linhaça, Compostos, Allium, Alho, Cebola, Alho-francês, Comportamento
Relacionadas
Mais Lidas
Celebridades Diana e Carlos em Lisboa: o princípio do fim do casamento real

Bela e espirituosa, Diana acompanhou o marido a Portugal em fevereiro de 1987, mas consigo trazia o segredo de um casamento arruinado. Sabendo dos quartos separados no Palácio de Queluz, os tablóides britânicos falaram, pela primeira vez, na crise conjugal dos príncipes de Gales e não mais pararam de os perseguir em busca de sinais comprometedores. A propósito da estreia da quarta temporada da série “The Crown”, recordamos esses quatro dias cruciais para a vida do casal