Fatores de risco do cancro da mama: o que podemos e não podemos alterar
O risco de contrair cancro da mama resulta de uma soma de fatores. Não podemos controlar a doença, mas podemos prevenir-nos através da mudança de certos hábitos.
Todos os meses são importantes no que toca à prevenção da doença que afeta cerca de 6 mil mulheres por ano, de acordo com os dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Mas outubro, o mês "rosa", é o mês no qual se concentram todos os esforços para combater e prevenir o cancro da mama.
Neste Outubro Rosa, a Máxima quer mais do que nunca ajudar a consciencializar os portugueses para a importância da prevenção do cancro da mama, que é mais comum entre o sexo feminino mas também afeta os homens. Desta forma, e ao longo do mês, desenvolvemos uma iniciativa de sensibilização com o objetivo de incentivar as mulheres portuguesas a agirem proativamente na prevenção do cancro da mama, através da publicação de uma série de artigos que abordam o tema de várias pespetivas, da ciência às histórias pessoais, sem esquecer a saúde mental. O Outubro Rosa da Máxima cultima num webinar a acontecer no dia 30 de outubro, Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama.
Nesta conferência moderada pela jornalista Andreia Vale, vamos juntar especialistas para conhecer os últimos avanços da ciência, mas também perceber como é que a doença afeta as mulheres e a sua relação consigo e com o mundo, compreender o impacto do cancro nas sociedades e ainda conhecer as histórias de personalidades que lutaram contra a doença. Às 10h do dia 30, ligue-se ao site da Máxima e ao Facebook para ver tudo em direto. E conheça o alinhamento, aqui:
ENTREVISTA
– Marta Temido, Ministra da Saúde
1º Painel | Cancro da mama, os desafios científicos e as conquistas da atualidade
- Vítor Rodrigues, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro
- Fátima Cardoso, Diretora da Unidade da Mama do Centro Clínico Champalimaud
2º Painel | Viver com cancro da mama, histórias de superação
- Sofia Santareno, Cirurgiã Plástica
- Tânia Dioespirro - Um testemunho real
Entrevista
- Simone de Oliveira