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Moda / Tendências

Serão estes os ténis mais velozes da história?

A nova geração das mais icónicas sapatilhas de corrida da Adidas têm agora um modelo exclusivamente feminino. Por mulheres para mulheres, eis os novos adidas Ultraboost, um modelo que nasce da análise dos pés de mais de um milhão de corredoras.

Foto: D.R
22 de abril de 2022 às 10:22 Miguel Judas

Num mercado cada vez mais exigente e segmentado como o da corrida, a Adidas deu mais um passo em frente, ao apresentar um modelo desenhado de raiz para o pé feminino, com a particularidade do mesmo ter sido criado por uma equipa composta por mulheres. A sapatilha em questão é uma das novidades da última geração da gama Ultraboost, a sapatilha topo de gama da marca alemã para o mercado do running, que na sua 22ª versão apresenta diversas melhorias em comparação com a anterior, em especial ao nível do retorno de energia proporcionado durante a corrida e do ajuste em relação ao pé, criado a partir de uma aprofundada análise do corpo feminino. Para isso foi utlizada uma base de dados online, com estudos anatómicos de 1,2 milhões de passadas digitalizadas de mulheres, realizada e analisada por investigadores das áreas do calçado e da tecnologia.

Foto: D.R

Com base neste estudo, a equipa liderada pela gestora de produto Nora Wilimzig criou um primeiro protótipo, feito a partir da forma dos modelos unissexo das anteriores versões dos Ultraboost e inicialmente testado por um vasto painel de corredoras que habitualmente colabora com a marca. "Foi um contributo muito valioso, porque estiveram envolvidos durante todo o processo de teste, desde o primeiro esboço até ao design final, dando-nos opiniões muito importantes, do ponto de vista do consumidor, sobre pormenores que nem consideramos originalmente", explica Norma. Chegou-se, por exemplo, à conclusão que seria necessária uma atualização da sola, projetada especificamente para se adequar ao ciclo da marcha feminina. "Obviamente, também existe uma versão masculina do Ultraboost, mas sentimos ser a hora de criar uma versão feminina e estamos todos muito felizes com o resultado final", acrescenta a responsável, defendendo que "este trabalho abre inúmeras possibilidades" para o futuro. "Já tínhamos feito alguns modelos femininos, mas é a primeira vez que fazemos algo assim tão aprofundado com o modelo principal da gama Ultraboost", sublinha. E mesmo sabendo-se que "há necessidades partilhadas por homens e mulheres" em relação às sapatilhas de corrida, "em especial ao nível da melhoria da velocidade", também existem diferenças anatómicas. "Por essa razão, queríamos manter as principais características do Ultraboost, mas aprimorá-lo ainda mais, criando uma forma específica para mulheres que melhorasse a sensação e desempenho das corredoras", sustenta Norma.

Foto: D.R

O novo modelo apresenta-se assim com um calcanhar mais estreito, uma entrada mais baixa e mantém a curva em S única na parte traseira, "para trabalhar em harmonia com o contraforte do calcanhar, permitindo que o tendão de Aquiles se mova livremente". O topo é feito com PRIMEKNIT+, um material feito com 50 por cento de fio Parley Ocean Plastic, produzido com plástico recuperado do oceano, para proporcionar um ajuste perfeito. Devido a todas estas evoluções e ainda segundo a marca, o sistema Torsion LEP e a icónica entressola BOOST permitem agora um retorno de energia superior a mais de quatro por cento na biqueira, em comparação com as UltraBoost21 de Mulher. Outra diferença tem a ver com o peso da própria sapatilha, 338 gramas para o modelo masculino e apenas 283 para o feminino. "Sinto-me muito orgulhosa pelo produto final que conseguimos criar. Lançámos o Ultraboost em 2015 e, desde então, pela primeira vez, somos agora uma equipa de criação totalmente feminina. Só por si isso é também incrível, porque muita da harmonia que sentimos enquanto equipa está presente neste modelo", conclui Norma.

Foto: D.R

 

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