A primavera/verão de Marques'Almeida revelou-se colorida, brilhante e bem portuguesa esta terça feira, 26 de fevereiro, no arranque da semana de moda de Paris. A dupla de criadores explicou que esta coleção é uma continuação da anterior, mas "desta vez fomos mesmo às raízes portuguesas", diz Marta Marques. Padrões florais que se transformam em temas de azulejo, o uso do dourado como referência à talha dourada ou técnicas de manufatura que servem de inspiração são alguns dos elementos que saltam à vista.
Numa semana de moda em que a maioria das marcas apresenta a sua coleção para o próximo outono/inverno 2019, Marta Marques e Paulo Almeida apresentaram neste desfile a coleção primavera/verão 2019 da Marques'Almeida, já disponível nas lojas há duas semanas. A dupla aposta na estratégia See Now, Buy Now, porque diz haver uma ligação muito maior entre o desfile e o produto, assim como permite ver resultados mais rapidamente. Esta é a segunda vez que a marca sediada em Londres apresenta na semana de moda de Paris (a primeira foi no passado mês de setembro) e o local escolhido foi uma escola. Mais precisamente o topo do Lycée Saint-Louis-de-Gonzague, que serve de zona de desporto e tem vista para a Torre Eiffel.

"Estamos a viver em Londres há algum tempo e as referências inglesas misturadas com as portuguesas eram inevitáveis, mais a constante inspiração que são as M'A Girls", acrescentou Paulo Almeida. O criador refere-se a um grupo de jovens raparigas de vários países da Europa que se identifica com a marca e segue-a para desfilar as suas coleções. Para a dupla de criadores é fundamental que os desfiles sejam realistas e que todas as pessoas se sintam bem com o que vestem. Também sentem a responsabilidade, como explica Marta Marques, "de passar uma imagem para as jovens que estão a crescer e à procura de referências". Neste desfile de Paris a Marques'Almeida reuniu 40 das suas M'A girls. Uma delas, Laurença, estudou no liceu onde o desfile teve lugar e outra, Cosima, é a autora da música que fechou esta apresentação.
Este segundo desfile da dupla Marques'Almeida teve o apoio do Portugal Fashion em Paris e a dupla também já tem lugar reservado no calendário do evento de moda nacional que acontece no Porto no próximo mês de março.
A marca conta com prémios como o Emerging Womenswear Designer atribuído nos British Fashion Awards, em 2014, e o LVMH Prize for Young Fashion Designers, em 2015. Mas além da aprovação da crítica, a Marques'Almeida também tem conquistado celebridades. A mais recente foi Beyoncé que postou na sua conta de Instagram no final de janeiro fotografias suas com um look da marca, o que se refletiu numa subida exponencial de visitas ao site da marca, confirma a criadora Marta Marques.


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