Fomos conhecer a nova coleção da portuguesa Byou by Patrícia Gouveia
Chama-se Time e tem palavras a dizer acerca do tema da sustentabilidade e da importância da qualidade dos materiais. Uma vez mais o minimalismo alia-se à intemporalidade de peças que podem – e devem – ser usadas hoje e sempre.

Ir ao encontro daquilo que faz Patrícia Gouveia, Founder e Chief Creative Officer da Byou, é saber, à partida, para o que se vai. Não espere encontrar padrões imensos ou cores garridíssimas no segundo andar da porta 133, o showroom que a designer mantém na agitada Praça do Príncipe Real, em Lisboa.
"Desta vez incluí o vermelho", conta entre risos. Explica que, apesar de não fazer parte dos tons do costume, aquela cor é tendência forte esta estação e, neste sentido, não a quis excluir. E tem toda a razão. Efetivamente, a cor da paixão está aí para as curvas e tem sido vista sobretudo em fatos completos de blazer e calças ou saia. Nas propostas Byou, por sua vez, o vermelho deu cor a um macacão, a um conjunto de crop top e calças culottes e ainda a um vestido trapézio muito curtinho super sixties. Tudo muito versátil, do tipo de peças que se pode usar de dia, no mais descontraído dos visuais, ou de noite, numa festa chiquíssima.

Há ainda fatos andróginos de corte impecável e blazers estruturados em tons terra ou azul-céu e, claro, os vestidos estilo lingerie que já identificam a Byou e que surgem em diversas tonalidades (mantendo, óbvio, o elemento da neutralidade).
O que não muda mesmo é a regra dourada que (também) caracteriza a marca: "[Tratam-se] de objetos para guardar que vêm contrariar a lógica das coleções efémeras produzidas industrialmente pelos impérios do fast fashion", explica a designer. Assume-se assim um compromisso maior com o ambiente, que demonstra consciência sobre o impacto da indústria de moda no mundo.
Materiais como o linho, o algodão ou o cupro, todos presentes na coleção Time, têm uma palavra a dizer sobre o tema da sustentabilidade, mas também sobre a importância da qualidade dos materiais. Por fim, mas não menos relevante no que respeita à questão da sustentabilidade, é o facto de todas as peças serem pensadas, criadas e produzidas em Portugal. A coleção encontra-se à venda no showroom da marca situado na Rua D. Pedro V, 133/135, em Lisboa, e também online. Conheça-a, para já, na galeria.


BYOU: a marca portuguesa que desafia à autenticidade
Como são pensadas as peças da BYOU, uma marca que chegou ao mercado nacional em 2013? Falámos com Patrícia Gouveia, a criadora da marca.
Está aí a nova coleção da Dream Catchers
É uma marca portuguesa, com certeza. Mas é, acima de tudo, do planeta. Conheça as propostas da marca eco-friendly.