Chanel anuncia Matthieu Blazy como diretor criativo
Vindo da Bottega Veneta, e depois de a Chanel estar sem direção criativa desde a saída de Virginie Viard em junho deste ano, a dança das cadeiras continua.

A Chanel acaba de anunciar oficialmente a nomeação de Matthieu Blazy como Diretor Artístico das coleções de Moda. "Na sua nova função, Matthieu Blazy será responsável por todas as coleções de Alta Costura, Pronto-a-Vestir e Acessórios. Matthieu Blazy ficará baseado em Paris e responderá diretamente a Bruno Pavlovsky, Presidente da Chanel Fashion e da Chanel SAS", informa a marca num comunicado à imprensa. Em 2025, o designer juntar-se-á oficialmente à maison.
"Estou muito satisfeito e honrado por me juntar à maravilhosa maison Chanel. Estou ansioso por conhecer todas as equipas e por escrever este novo capítulo [em conjunto com a marca]", disse o criativo. "É com grande prazer que dou as boas-vindas a Matthieu Blazy. Estou convencido de que ele saberá jogar com os códigos e a herança da maison, através de um diálogo contínuo com o estúdio, os nossos ateliers e as nossas maisons d'art", garante, também, Bruno Pavlovsky. "A sua personalidade arrojada, a sua abordagem inovadora e poderosa de criação, bem como a sua dedicação ao artesanato e aos materiais, levarão a Chanel por um novo e excitante rumo."

Por sua vez, Alain Wertheimer, Presidente Executiva Mundial, e Leena Nair, Diretora-Geral Mundial da Chanel, afirmam: "Matthieu Blazy é um dos designers mais talentosos da sua geração. A sua visão e o seu talento reforçarão a energia da marca e a nossa posição como líder do luxo. Sob a direção de Bruno Pavlovsky, estamos confiantes de que Matthieu Blazy continuará a moldar o futuro e a escrever uma nova página na criação da Chanel."
Matthieu Blazy vem da Bottega Veneta, para onde vai agora a designer Louis Trotter, saída da Carven. Nasceu em Paris, em 1984, e é filho de um especialista de arte e de mãe historiadora. Fez os seus estágios com a Balenciaga e aprendeu com John Galliano. Em 2011 integrou a equipa da Maison Margiela, e em 2014 juntou-se a Phoebe Philo na Celine. Entre 2016 e 2019 esteve na Calvin Klein, até chegar à Bottega, onde esteve estes cinco anos, os últimos três como diretor criativo.

As sabrinas mais giras do momento - dos €25 aos €120
As sabrinas são aquele clássico que nunca sai totalmente de cena, mas que, de tempos em tempos, renasce de forma vibrante e cheia de atitude. Este ano, as it girls e fashionistas voltaram a olhar para este calçado, trazendo-o das aulas de ballet diretamente para o street style – e o resultado é simplesmente irresistível.
Bring color to the table!
Neste editorial, pensado pela fotógrafa Dulce Daniel e pela stylist Tânia Dioespirro, inspiramo-nos no início de um novo ano, um novo ciclo de possibilidades criativas.
Calçado animal print. Mais que uma escolha de moda, uma declaração de estilo
Se for para elevar um look, nada melhor do que um calçado para complementar as coisas, ainda melhor se tiver um padrão. A opinião de Liliana Correia, criadora da LC Fashion Consultancy.