Moda / Tendências

15 tendências que inspiram a nova estação

Entre a criatividade e o tão esperado regresso aos verdadeiros códigos de estilo, os desfiles presenciais recuperaram a elegância, e o arrojo de outros tempos. Com o passado recente, e a atualidade incerta em mente, o positivismo e a individualidade ditam as tendências.

12 de setembro de 2022 Marina Sousa

1. ALFAITARIA

O eterno jogo entre o masculino e feminino volta a dar cartas neste outono/inverno. Cortes clássicos revelam-se ousados, vestem coordenados inusitados, e elevam a elegância a um outro nível.

1. ALFAIATARIA
1. ALFAIATARIA

2. COR

Do verão transita a cor que não deixou ninguém indiferente. Valentino reforçou essa paixão num desfile que se vestiu, quase, inteiramente de rosa. A viver esta ode de positivismo, surge também o violeta, e o vermelho, um clássico da época fria. 

2. COR
2. COR

 

3. BIKER

A corrida de estilo começa agora. Todos os elementos que remontam ao espírito motard e assumem um lugar no pódio na nova estação. Pele, luvas, saias com inúmeros bolsos, e o incontornável biker jacket. Sem esquecer o essencial: atitude, muita atitude.

3. BIKER
3. BIKER

4. PUFFER

As temperaturas baixas recuperam o casaco que abraça, protege e aquece. Seguindo a linguagem desportiva, ou num contexto mais sofisticado, o abrigo acolchoado promete cativar olhares, seja pela dimensão, ou paleta cromática, mas sobretudo pela satisfação de quem o usa.  

4. PUFFER
4. PUFFER

5. TRANSPARÊNCIAS

Controverso na medida certa, o corpo é o melhor coordenado que podemos vestir. Sentir-se bem na pele que se veste, ainda que o tempo não convide a isso, é sinónimo de confiança, e de que o inverno vai além do aconchego. A sensualidade é ilimitada. 

5. TRANSPARÊNCIAS
5. TRANSPARÊNCIAS

6. CASACOS XXL

Se o verão eleva o vestido a peça estrela, a estação fria elege, sem surpresas, o casaco. Grande, assumidamente grande, com ombros largos e estruturados, como se de um casulo que tratasse. Conforto que oculta, e permite todos e quaisquer visuais. Obrigatório! 

6. CASACOS XXL
6. CASACOS XXL

7. BOTAS ALTAS

Alinhadas com as tendências da estação, as botas sobem nas alturas. Com as saias a encurtarem, o caminho óbvio seria este: proteger as pernas. Funcionam como uma segunda pele em todas as suas versões. Descontraídas, ou extra sensuais, a medida certa passa pelo bom senso. 

7. BOTAS ALTAS
7. BOTAS ALTAS

8. CAPUZ

A funcionalidade de um capuz é inegável. Habituados ao universo desportivo dos últimos tempos, emerge uma proteção sofisticada. Cobrir a cabeça é agora, acima de tudo, uma questão de estilo, porque passar despercebida está fora da equação. 

8. CAPUZ
8. CAPUZ

9. PELO SINTÉTICO

As tendências ditam um futuro mais consciente, sustentável e responsável. E na moda, esse caminho é notório. Com a pele animal a cair em desuso, o propósito passa pela criação da pele sintética perfeita. A predominância de tons naturais reforça a direção.  

9. PELO SINTÉTICO
9. PELO SINTÉTICO

10. COLEGIAL

O reinado do streetwear cede lugar ao estilo colegial, o uniforme da estação. Numa analogia perfeita à rentrée, o guarda roupa combina básicos com uma atitude cool, sem descurar a arte de bem-vestir. 

10. COLEGIAL
10. COLEGIAL

11. DOMINATRIX

Dominar é a palavra de ordem. Findos os tempos de clausura pandémica, chegou a altura de sair e arrebatar olhares. O exagero pode ser bastante revelador, mas os detalhes prometem a diferença. Harmonia, personalidade e o contexto, ou ocasião, traçam o limite. 

11. DOMINATRIX
11. DOMINATRIX

12. TANK TOP

Os básicos levam uma injeção de estilo. A simplicidade de uma peça básica transversal aos tempos, ganha novos contornos quando sai da zona de conforto. O tank top assume o estrelato num look elegante e sofisticado. Usa-se em todas as estações, em todos os estilos e ocasiões. 

12. TANK TOP
12. TANK TOP

13. CATSUIT

Macacões justos ao corpo procuram o protagonismo ao ao assumir o preto. Com apontamentos desportivos, de lingerie, e confecionados em materiais técnicos, enaltecem a estética da moda. A dúvida que aqui se impõe é só uma: comprometem ou não? 

13. CATSUIT
13. CATSUIT

14. CORSET

Os corpetes voltam a servir o propósito, realçar a silhueta feminina. Sem prender a respiração ou despromover o conforto, usam-se sem limites. 

14. CORSET
14. CORSET

15. MINI SAIA

Seja qual for o termo que quisermos aplicar, mini, nano, micro, o relevante é ser curta. O tamanho diminui e aumenta a atitude e ousadia. Moderação pede-se. Nem todas as ocasiões e personalidades servem a tendência que promete furor. 

15. MINI SAIA
15. MINI SAIA
Saiba mais
Tendências; Estação; Outono; Moda
As Mais Lidas