Grace Kelly, até então atriz e estrela de Hollywood, conheceu o Príncipe Rainier durante o Festival de Cinema de Cannes e passado oito meses de romance casaram. A cerimónia civil deu-se a 18 de abril de 1956 e no dia seguinte deu-se o grande momento do casamento na igreja, com direito a cortejo pelas ruas do Mónaco.
Na época, foi considerado o casamento do século, com mais de 700 convidados e visto por cerca de 30 milhões dee espetadores em todo o mundo, através de transmissão televisiva. Só do lado de Grace Kelly viajaram de barco, de Nova Iorque até ao Mónaco, 50 pessoas, entre membros da família e amigos. A viagem durou uma semana e assim que chegaram ao Mónaco, Grace Kelly foi tratada como uma autêntica princesa. Seguiram-se 8 dias de festa que antecedeu a cerimónia nupcial. Dos convidados fizeram parte inúmeras celebridades da época, como a atriz norte-americana Ava Gardner.
A palavra 'ícone' ganhou todo um novo conceito a partir do momento em que Grace surgiu com o vestido de casamento no dia 19 de abril de 1956. O vestido foi obra da costureira dos estúdios de cinema norte-americanos MGM, Helen Rose, e foi-lhe oferecido pelos donos dos mesmos estúdios. Foram precisas seis semanas para criar o vestido que era feito de rendas provenientes de Bruxelas.
Foi então que se deu a transformação de uma estrela de Hollywood em membro da Realeza europeia. No dia do casamento os noivos foram conduzidos num Rolls Royce pelas ruas do Principado Monegasco.
Por Ângela Mata