Pelo direito a um parto seguro
A Benetton juntou-se ao UNFPA para chamar a atenção para as questões da saúde materna de mulheres e raparigas em situações de emergência.
A United Colors of Benetton uniu forças com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) numa campanha solidária - Safe Birth Even Here. Os objetivos da mesma remetem para a saúde, segurança e dignidade da mulher como prioridade humanitária global e pretendem mobilizar as populações no sentido de um reforço dos cuidados de saúde para mulheres em todas as operações humanitárias em curso a nível mundial. Porque uma gravidez deve ser sempre segura, mesmo em situações de emergência.
"Mesmo em períodos de paz e de estabilidade, por vezes é difícil engravidar e ter um parto seguro. Mas, num cenário de guerra, após uma catástrofe natural ou num campo de refugiados ou de deslocados, a gravidez é um verdadeiro desafio," afirma o Diretor Executivo da UNFPA, Dr. Babatunde Osotimehin.
O compromisso da United Colors of Benetton para com as questões sociais sempre se revestiu de importância crucial para a marca, através das suas campanhas de comunicação e da colaboração com as principais organizações sem fins lucrativos, levando assim a opinião pública a refletir sobre questões sociais de relevância universal.
"Todas as mulheres têm de ter acesso a cuidados de saúde sexual e reprodutivo e direitos reprodutivos," afirma Chiara Mio, Presidente do Comité de Sustentabilidade da Benetton. Desde 2016 que o Grupo Benetton tem vindo a centrar as suas ações de sustentabilidade na prossecução da igualdade de género de emancipação da mulher. O Benetton Women Empowerment Program é uma iniciativa a longo prazo com vista ao desenvolvimento de projetos concretos de modo a proporcionar condições de vida sustentáveis às mulheres, num quadro de não-discriminação, de igualdade de oportunidades, educação de qualidade e de eliminação de todas as formas de violência.
Os elementos criativos de "Safe Birth Even Here" foram concebidos e produzidos pela Fabrica, o centro de investigação em comunicação da Benetton, sob os auspícios do Women Empowerment Program. A campanha – que assumirá também o formato de instalação – compreende três imagens artísticas que representam nascimentos em situações de emergência e um vídeo de 30 segundos no qual um bebé vem ao mundo no meio de um cenário de devastação total. Para além de chamar a atenção para a necessidade de melhores condições de saúde de mulheres e raparigas, nomeadamente em situações de crise, "Safe Birth Even Here" pretende angariar também fundos para equipamentos sanitários que podem ser doados através do site da "Safe Birth Even Here".
