Moda

Pelo direito a um parto seguro

A Benetton juntou-se ao UNFPA para chamar a atenção para as questões da saúde materna de mulheres e raparigas em situações de emergência.
Por Máxima, 25.05.2016

A United Colors of Benetton uniu forças com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) numa campanha solidária - Safe Birth Even Here. Os objetivos da mesma remetem para a saúde, segurança e dignidade da mulher como prioridade humanitária global e pretendem mobilizar as populações no sentido de um reforço dos cuidados de saúde para mulheres em todas as operações humanitárias em curso a nível mundial. 

Porque uma gravidez deve ser sempre segura, mesmo em situações de emergência. 
Atualmente, 75% das pessoas em todo o mundo afetadas pelas crises são mulheres e crianças. Sempre que ocorre uma catástrofe, as mulheres deparam-se com riscos acrescidos para a sua saúde e bem-estar pela falta de cuidados médicos, traumas, subnutrição e violência. A sua vulnerabilidade é ainda maior quando estão grávidas: 3 em casa 5 cinco casos de mortalidade materna ocorrem em países afetados ou com propensão para conflitos ou desastres naturais.

"Mesmo em períodos de paz e de estabilidade, por vezes é difícil engravidar e ter um parto seguro. Mas, num cenário de guerra, após uma catástrofe natural ou num campo de refugiados ou de deslocados, a gravidez é um verdadeiro desafio," afirma o Diretor Executivo da UNFPA, Dr. Babatunde Osotimehin. 

 

O compromisso da United Colors of Benetton para com as questões sociais sempre se revestiu de importância crucial para a marca, através das suas campanhas de comunicação e da colaboração com as principais organizações sem fins lucrativos, levando assim a opinião pública a refletir sobre questões sociais de relevância universal.

 

"Todas as mulheres têm de ter acesso a cuidados de saúde sexual e reprodutivo e direitos reprodutivos," afirma Chiara Mio, Presidente do Comité de Sustentabilidade da Benetton. Desde 2016 que o Grupo Benetton tem vindo a centrar as suas ações de sustentabilidade na prossecução da igualdade de género de emancipação da mulher. O Benetton Women Empowerment Program é uma iniciativa a longo prazo com vista ao desenvolvimento de projetos concretos de modo a proporcionar condições de vida sustentáveis às mulheres, num quadro de não-discriminação, de igualdade de oportunidades, educação de qualidade e de eliminação de todas as formas de violência.

 

Os elementos criativos de "Safe Birth Even Here" foram concebidos e produzidos pela Fabrica, o centro de investigação em comunicação da Benetton, sob os auspícios do Women Empowerment Program. A campanha – que assumirá também o formato de instalação – compreende três imagens artísticas que representam nascimentos em situações de emergência e um vídeo de 30 segundos no qual um bebé vem ao mundo no meio de um cenário de devastação total. Para além de chamar a atenção para a necessidade de melhores condições de saúde de mulheres e raparigas, nomeadamente em situações de crise, "Safe Birth Even Here" pretende angariar também fundos para equipamentos sanitários que podem ser doados através do site da "Safe Birth Even Here".

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!