Porque é que estes bag charms peludos estão a conquistar as celebridades?
São pequenos, coloridos e o novo acessório da moda – falamos dos Labubu, os porta-chaves que estão a dar que falar. Mas o que torna estes objetos tão especiais? A Máxima explica.

Com um aspeto caricato, os Labubus são a nova febre da internet. Nas redes sociais, são inúmeras as figuras públicas que se renderam ao mais recente acessório do street style. Celebridades como Dua Lipa, Rihanna, e Lisa e Rosé, do grupo de k-pop Blackpink foram fotografadas a usar malas de luxo com os colecionáveis monstrinhos anexados, disparando o aumento das vendas.

Criados em 2015, pelo designer Kasing Lung, nascido em Hong Kong, os Labubus têm conquistado uma legião de fãs ao redor do mundo. Inspirados na mitologia nórdica, as características que destacam estes peluches são os dentes afiados, as orelhas de coelho e o sorriso nebuloso, que resulta numa combinação amorosa e assustadora. Há cerca de 300 variações de cores, formas e tamanhos, e a versão mais procurada são as caixas-surpresa - onde o peluche vem embalado num pacote misterioso, não revelando qual a cor ou design do brinquedo, semelhante ao fenómeno dos Sonny Angels.
Estes brinquedos tornaram-se na última febre no mundo da moda, com as principais fashionistas a exibirem as suas carteiras com Labubus afixados. É também uma tendência no mundo masculino, e assim o diz a colaboração da Pronounce com estas figuras, apresentada na Semana da Moda Masculina de Milão.

Podemos atribuir os louros deste fenómeno a Jane Birkin. A atriz e modelo era conhecida por personalizar a sua carteira pessoal, o modelo “Birkin” da Hermès, batizado com o apelido da própria. Na carteira, nunca faltavam os mais variados adornos que passavam desde terços, a colares e autocolantes, tornando-se na imagem de marca do ícone de moda francês.

Segundo a Glamour, estes bag charms começaram a ganhar destaque na Semana da Moda de Copenhaga, no verão passado e, atualmente, somam-se nas redes sociais as tentativas de reprodução da tendência criada por Jane Birkin. Laços, porta-chaves, lenços e peluches dominam as escolhas. O objetivo é apenas um: evocar o maximalismo através de objetos de gosto pessoal.

Os Labubus fazem parte da série de “The Monsters” da marca chinesa Pop Mart. Em Portugal encontram-se à venda no website da marca, por preços que variam entre os 17€ e os 105€, mas existem edições limitadas, raras ou revendidas que ultrapassam os milhares de euros.

A Birkin original – criada pela Hermès para Jane Birkin – vai a leilão
Esta é uma das malas mais cobiçadas de sempre. Jane tinha por ela uma relação de amor-ódio. Achava que era demasiado pesada e um símbolo de snobismo, algo que combatia enchendo-a de autocolantes ativistas. O protótipo, uma versão única no mundo, está à venda.
Pequenos adornos, grande estilo. O que são bag charms?
Inspirados por Jane Birkin, estes acessórios reinventam a Moda ao expressarem a individualidade de cada pessoa.
Carteiras de ráfia. 10 sugestões para entrar no estilo das it-girls dos anos 60
Icónica, artesanal e cheia de charme, esta carteira é muito mais do que um acessório sazonal. Com raízes na tradição e lugar garantido nas tendências de verão, ela continua a conquistar gerações — das musas dos anos 60 às it-girls de hoje.