O nosso website armazena cookies no seu equipamento que são utilizados para assegurar funcionalidades que lhe permitem uma melhor experiência de navegação e utilização. Ao prosseguir com a navegação está a consentir a sua utilização. Para saber mais sobre cookies ou para os desativar consulte a Politica de Cookies Medialivre
Moda

Porque é que estes bag charms peludos estão a conquistar as celebridades?

São pequenos, coloridos e o novo acessório da moda – falamos dos Labubu, os porta-chaves que estão a dar que falar. Mas o que torna estes objetos tão especiais? A Máxima explica.

Labubus: os porta-chaves inspirados na mitologia nórdica conquistam celebridades como Dua Lipa e Madonna
Labubus: os porta-chaves inspirados na mitologia nórdica conquistam celebridades como Dua Lipa e Madonna Foto: Collage: DR/Margarida Bexiga
18 de junho de 2025 às 15:07 Margarida Bexiga / Com Rosário Mello e Castro

Com um aspeto caricato, os Labubus são a nova febre da internet. Nas redes sociais, são inúmeras as figuras públicas que se renderam ao mais recente acessório do street style. Celebridades como , Rihanna, e Lisa e Rosé, do grupo de k-pop Blackpink foram fotografadas a usar malas de luxo com os colecionáveis monstrinhos anexados, disparando o aumento das vendas.  

Labubus: os porta-chaves sensação nas redes sociais.
Labubus: os porta-chaves sensação nas redes sociais. Foto: Getty Images

Criados em 2015, pelo designer Kasing Lung, nascido em Hong Kong, os Labubus têm conquistado uma legião de fãs ao redor do mundo. Inspirados na mitologia nórdica, as características que destacam estes peluches são os dentes afiados, as orelhas de coelho e o sorriso nebuloso, que resulta numa combinação amorosa e assustadora. Há cerca de 300 variações de cores, formas e tamanhos, e a versão mais procurada são as caixas-surpresa - onde o peluche vem embalado num pacote misterioso, não revelando qual a cor ou design do brinquedo, semelhante ao fenómeno dos Sonny Angels. 

Estes brinquedos tornaram-se na última febre no mundo da moda, com as principais fashionistas a exibirem as suas carteiras com Labubus afixados. É também uma tendência no mundo masculino, e assim o diz a colaboração da Pronounce com estas figuras, apresentada na Semana da Moda Masculina de Milão.  

A colaboração da Pronounce com os Labubu brilhou na Semana da Moda Masculina de Milão.
A colaboração da Pronounce com os Labubu brilhou na Semana da Moda Masculina de Milão. Foto: Pronounce

Podemos atribuir os louros deste fenómeno a . A atriz e modelo era conhecida por personalizar a sua carteira pessoal, , batizado com o apelido da própria. Na carteira, nunca faltavam os mais variados adornos que passavam desde terços, a colares e autocolantes, tornando-se na imagem de marca do ícone de moda francês. 

Jane Birkin inspira nova tendência: malas personalizadas com adornos diversos.
Jane Birkin inspira nova tendência: malas personalizadas com adornos diversos. Foto: Getty Images

Segundo a Glamour, estes  começaram a ganhar destaque na Semana da Moda de Copenhaga, no verão passado e, atualmente, somam-se nas redes sociais as tentativas de reprodução da tendência criada por Jane Birkin. Laços, porta-chaves, lenços e peluches dominam as escolhas. O objetivo é apenas um: evocar o maximalismo através de objetos de gosto pessoal. 

Dua Lipa foi uma das celebridades que não resistiu a este fenómeno.
Dua Lipa foi uma das celebridades que não resistiu a este fenómeno. Foto: The Grosby Group.

Os Labubus fazem parte da série de “The Monsters” da marca chinesa Pop Mart. Em Portugal encontram-se à venda no website da marca, por preços que variam entre os 17€ e os 105€, mas existem edições limitadas, raras ou revendidas que ultrapassam os milhares de euros.

Leia também
As Mais Lidas