Moda

Chanel nomeia Virginie Viard e Erid Pfrunde como diretores criativos

A designer que é “braço direito” de Lagerfeld vai assumir a liderança como diretora artística da coleção, enquanto Eric Pfrunder será diretor artístico de imagem.

Virginie Viard e a modelo Vittoria Cerretti, no agradecimento final do desfile da Chanel
Virginie Viard e a modelo Vittoria Cerretti, no agradecimento final do desfile da Chanel Foto: Getty Images
19 de fevereiro de 2019 | Inês Fernandes

Após ser anunciada a substituta de Karl Lagerfeld, Virginie Viard, considerada pelo próprio, numa entrevista à revista Elle americana, no final do ano passado, como "mãe, braço direito e braço esquerdo", a Chanel esclareceu que será dirigida por Viard e por Eric Pfrunder, enquanto diretor artístico de imagem.

Viard já era diretora do estúdio da Chanel, mas a marca anunciou a 19, o seu novo título num comunicado de imprensa. O seu percurso começou na maison em 1987 (apenas quatro anos depois de Karl), e Viard foi sempre uma das principais ajudas do kaiser. Juntamente com Lagerfeld, Viard supervisionava oito coleções por ano.

Pfrunder vai continuar a dirigir a parte de marketing, publicidade, eventos, filmes e digital. Eric, que entrou na maison ao mesmo tempo que Lagerfeld em 1983, era considerada pelo Kaiser, e tal como Viard, uma parte fulcral da liderança da chanel.

Foi confirmado esta manhã através do Instagram da Chanel que o seu diretor criativo, Karl Lagarfeld, morreu aos 85 anos, depois de várias semanas doente. Lagerfeld deu entrada de urgência no Hospital Americano, em Paris, e não resistiu. O kaiser deixa para trás um extenso legado no mundo da moda, em marcas como a Chanel, a Fendi, a sua marca homóloga Karl Lagerfeld ou a Chloé.

Karl e Virginie trabalharam juntos durante mais de 30 anos. Foi Viard que surgiu na passerelle ao lado da modelo Vittoria Ceretti, no final do desfile deste ano de primavera/verão da Chanel, no Grand-Palais em Paris, e era Viard quem agradecia ao lado de Lagerfeld nos seus últimos desfiles. Já Pfrounder é considerado a razão pela qual o Kiser se virou para o mundo da fotografia, nos seus últimos anos de vida. 

Virginie Viard será a primeira diretora criativa feminina da marca desde Coco Chanel, e ansiamos para ver o legado de Karl na sua parceria com Eric Pfrounder.

Saiba mais Chanel, Fendi, karl, lagerfeld, Virginie Viard, moda, artes, cultura e entretenimento
Relacionadas

Morreu Karl Lagerfeld, o kaiser da moda

O estilista alemão esteve muitos anos à frente da Chanel, tendo-se tornado um ícone da moda a nível mundial. Morreu aos 85 anos, apesar de ter escondido a data de nascimento toda a vida.

As mulheres de Karl Lagerfeld

Em memória do designer que redefiniu a moda na sua essência, relembramos as suas principais musas, de Kate Moss a Vanessa Paradis.

Karl Lagerfeld, o designer que nunca parou de nos provocar

Em 1983, disseram-lhe que a Chanel era passado e Lagerfeld não resistiu à provocação. Tornou-se num dos mais emblemáticos designers de Moda de sempre, único na forma como vestiu a modernidade feminina e reinventou o trabalho da também icónica Coco Chanel. O designer de moda alemão Karl Lagerfeld morreu nesta terça-feira, 19, aos 85 anos, em Paris.

Mais Lidas