Na rota das exposições de moda
Há já algum tempo que a moda invadiu os museus tendo como resultado exposições únicas um pouco por todo o mundo. Veja aqui algumas das mais interessantes e imperdíveis do momento.

Madrid (Espanha): Museo Thyssen-Bornemisza
The Art of Cartier - De 24 de Outubro e 2012 a 17 de Fevereiro de 2013
Ter 420 peças Cartier reunidas numa só exposição já motivo suficiente para a tornar um sucesso. No ano em que completa 20 anos o Museu Thyssen- Bornemisza apresenta uma extraordinária exposição retrsopectiva da casa joalheira Cartier. Desde o início da casa, há 165 anos atrás, até à atualidade são várias as peças, os estilos, as inspirações e até as histórias que podem ser vistos nesta exposição. Estão presentes peças míticas feitas para a realeza, como GHrace Kelly, para a realeza de Hollywood, como Elizabeth Taylor e ainda os famosos clientes da casa, os Duques de Windsor. É raro peças de Alta Joalharia como estas poderem ser vistas ao vivo pelo grande público, é mais raro ainda quando se trata de peças icónicas de uma casa como a Cartier, por isso esta é, sem dúvida, uma exposição a não perder.
Londres(Inglaterra): Victoria & Albert Museum
Ballgowns: British Glamour since 1950 - De 19 de Maio de 2012 a 6 de Janeiro de 2013
Explorando a tendência da moda inglesa para criar sumptuosos vestidos de baile o Victoria & Albert Museum reuniu mais de 60 vestidos, desde a década de 1950 até à atualidade numa só exposição. Para além de vários vestidos do acervo do museu, estão também em exibição modelos apresentados recentemente em desfiles e até uma criação feita especialmente para a exposição pelo criador Gareth Pugh. Esta homenagem ao lado mais romântico e glamouroso da moda conta com peças usadas por membros da realeza, celebridades e algumas que deslumbraram nas passerelles e vimos vezes sem conta nas páginas das revistas.
Londres(Inglaterra): Somerset House
Tim Walker Story Teller - De 18 de Outubro de 2012 a 27 de Janeiro de 2013
Na verdade mais do que um fotógrafo d emoda de referência na atualidade, Tim Walker é mesmo um contador de histórias. Trabalha a luz, a escala e, sobretudo, o imaginário de uma forma muito especial e própria. Tim Walker foi assistente do mítico fotógrafo americano Richard Avedon. Nesta exposição, patrocinada pela Mulberry, encontram-se algumas imagens únicas protagonizadas por modelos, celebridades e até os próprios criadores de moda. É como se nos abrisse uma porta para o seu imaginário detalhado e rigoroso onde o macabro e a fantasia se encontram. Para além de memoráveis produções de moda também fotogarafa conhecidas campanhas publicitárias de marcas de moda.
Paris (França): Centre National du Costume
Christian Lacroix, La Source et le Ballet de l'Opéra de Paris - De 6 de Junho a 31 de Dezembro de 2012.
Os figurinos que Christian Lacroix criou para o bailado La Source, que esteve em palco em 2011, estão agora em exposição no Centre National du Costume. Para este bailado tão antigo Lacroix montou um projeto muito elaborado com diversas e complexas inspirações que demorou 2 anos a concluir. Os figurinos contam ainda com cerca de 2 milhões de cristais Swarovski para dar um brilho extra. Se as coleções deste criador já eram dramáticas luxuosas, podemos dizer que abraçou os projetos de figurinos com o mesmo espírito e fez da Ópera de Paris a sua casa.
Londres (Inglaterra): Somerset House
Valentino: Master of Couture - De 29 de Novembro de 2012 a 3 de Março de 2013
Valentino Garavani volta a ser o protagonista de uma exposição que homenageia cerca de 50 anos de uma intensa carreira. A exposição Valentino: Master of Couture reúne uma série de vestidos do criador alguns deles míticos, como os vestidos de noiva de Jackie Onassis e Marie-Chantal Miller e o vestido com que Julia Roberts recebeu o Óscar de melhor atriz. Para além das peças esta exposição conta ainda com vídeos que mostram a precisão e o detalhe da confeção de um vestido de Alta Costura. Numa das salas são os visitantes que percorrem a passerelle enquanto os as roupas estão expostas como convidadas do desfile. Valentino e Giancarlo Giammetti também estiveram envolvidos na elaboração desta exposição que nos traz mais uma extraordinária mostra do trabalho do criador que ficou conhecido como o último imperador.
Londres(Inglaterra): Victoria & Albert Museum
Hollywood Costume - De 20 de Outubro de 2012 a 27 de Janeiro de 2013
Os figurinos são parte da magia do mundo do cinema e alguns dos mais míticos podem ser vistos nesta exposição. Dos filmes mudos de Charlie Chaplin até ao recente Anna Karenina, com Keyra Knightly, esta exibição divide-se em três recheadas galerias que percorrem toda a história do cinema. Os figurinistas foram grandes impulsionadores da moda americana porque vestiam as divas da era dourada de Hollywood quando a moda nos Estados Unidos ainda se limitava a importar ideias e peças dos mestres franceses. Nomes como Adrian e a mítica Edith Head alcançaram tal sucesso que a Academia de Cinema acabou por criar a categoria de melhor guarda-roupa e atribuir um Óscar ao criador dos melhores figurinos do ano. Os sapatos de Dorothy, o Little black dress de Givenchy que Audrey Hepburn usa em Breakfast at Tiffany’s,, o fato branco de John Travolta em Saturday Night Fever e o vestido que Kate Winslet usa na sua primeira cena em Titanic são apenas alguns dos pontos altos desta exposição patrocinada pela casa joalheira Harry Winston.
Antuérpia (Bélgica): MoMu Fashion Museum
Madame Grés: Sculptural Fashion. Women’s Fashion in the Designer Era - De 12 de Setembro de 2012 a 10 de Fevereiro de 2013
Madame Grés (1903 – 1993) continua a ser uma referência na moda ainda hoje e a homenagem do MoMu Fashion Museum é uma grande oportunidade para ver reunida uma parte do trabalho da criadora. O seu enorme talento para drapear tecido no manequim e construir peças únicas com um ar escultural tornou-a famosa e inspiradora. Madame Grés criou peças para mulheres tão carismáticas como Malene Dietrich, Grace Kelly e Jackie Kennedy.
Hasselt (Bélgica): Mode Museum
Dressing the 20th Century - De 23 de Junho de 2012 a 6 de Janeiro de 2013.
Numa viajem pela história da moda feminina e ocidental do século XX, esta exposição reúne uma seleção de peças do seu arquivo, que conta com recentes aquisições. É dada especial atenção aos movimentos internacionais, mistura de culturas, desenvolvimento cultural e tecnológico que tanto caracterizaram a rápida evolução da moda neste último século. Estão expostas peças dos mais relevantes nomes da moda das últimas décadas. A Bélgica promete ser uma referência no século XXI uma vez que vários criadores belgas ocupam hoje posições de destaque no panorama da moda atual.
