Realeza

Mónaco: as novidades do Baile da Rosa 2020

O Baile da Rosa é um dos momentos chave no calendário social do principado do Mónaco. Presidido pela princesa Carolina, o baile deste ano tem data marcada para 21 de março, o tema será Bollywood e o criador estrela que sucede a Karl Lagerfeld na criação da decoração é Christian Louboutin.
Por Carolina Carvalho, 19.02.2020

O Baile da Rosa tem sido um marco na vida da família real do Mónaco. Atualmente presidido pela princesa Carolina e pelo príncipe Alberto, este baile é um luxuoso evento de beneficência que conta com a alta sociedade do Mónaco num verdadeiro acontecimento de estilo, carisma e bom gosto. Durante anos a princesa contou com a ajuda de Karl Lagerfeld na organização do evento, mas com o desaparecimento do criador de moda em fevereiro de 2019, o Baile da Rosa do ano passado foi o último a contar com o seu contributo. Em 2019 o tema da festa não podia estar mais perto de casa: Riviera. Em 2020 o tema será Bollywood e o criativo encarregado pelas decorações do evento será Christian Louboutin.

A escolha foi da própria princesa Carolina, que foi também a sua primeira cliente estrela. Segundo conta Louboutin, um mês depois da abertura da sua primeira loja em 1991 uma jornalista estava a fazer uma reportagem sobre as novas lojas de Paris quando a princesa Carolina apareceu com uma amiga e tem mantido desde então uma relação com a marca e com o designer francês. Christian Louboutin começou a marca com o seu nome no início da década de 1990 e em 1993 acrescentou às suas criações as solas vermelhas que se tornaram uma assinatura. Para o Baile da Rosa a acontecer no próximo dia 21 de Março Louboutin está a preparar uma decoração cheia de cor.

Além de uma animada e luxuosa festa, este evento angaria fundos para a La Fondation Princess Grace. A fundação foi começada pela princesa Grace em 1964 e dedica-se a ajudar pessoas e crianças com necessidades através de iniciativas humanitárias, culturais e filantrópicas. Depois da morte da princesa Grace em 1982, o príncipe Rainier entregou a presidência da fundação à filha mais velha, a princesa Carolina e esta decidiu investir mais em atividades culturais e também na investigação médica. O Baile da Rosa é reconhecido internacionalmente e é também o evento que dá início à temporada de verão no Mónaco, a época mais popular do principado, dada a sua localização à beira do Mediterrâneo na Côte d’Azur.

Uma apaixonada por flores, em especial as rosas, a princesa Grace do Mónaco fundou o Garden Club of Monaco, espacializou-se em colagens com flores secas e foi coautora do livro My Book of Flowers. Era, por isso, natural que se tornasse na estrela maior do Baile da Rosa, ainda hoje uma das mais importantes iniciativas do principado do Mónaco (a par do Baile da Cruz Vermelha, que se realiza entre o final de julho e o início de agosto).  O Baile da Rosa aconteceu pela primeira vez em 1954, mas só quando a princesa Grace começou a participar nele (Grace Kelly casou-se com o príncipe Rainier em abril de 1956) é que o evento ganhou a dimensão glamourosa que tem hoje. A festa tem, habitualmente, lugar na Salle des Etoiles no Sporting Monte-Carlo, conta com cerca de 900 convidados e cada ano tem um tema. O jantar é seguido da atuação de um artista de topo e a decoração do espaço é totalmente feita com rosas. Ao longo dos anos habituamo-nos a ver a família real do Mónaco reunida neste momento. Nos bailes mais recentes a família da princesa Carolina tem crescido, assim como o protagonismo das suas filhas e noras com escolhas de moda arrojadas para uma noite de festa sempre elegante.

Tags: mónaco realeza baile da rosa princesa carolina princesa grace christian louboutin bollywood riviera festa
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!