Celebridades que escolheram não ter filhos

Kim Cattrall, Ellen DeGeneres, Cameron Diaz e Jennifer Aniston são algumas das mulheres que decidiram não ser mães e quiseram falar sobre o assunto publicamente.

Cameron Diaz
15 de novembro de 2018 às 07:00 Carlota Morais Pires
Foto: Getty Images 1 de 8 / "Estive sempre demasiado ocupada com a minha vida como atriz. Naquela altura, não conseguia perceber como se podia incluir uma criança na minha vida sem a desapontar de alguma forma. Não foi uma decisão completamente consciente." Helen Mirren ao programa de televisão da ABC apresentado por Peter Travers.
PUB
2 de 8 / “Se tivesse filhos iam odiar-me. Acho que iam acabar num talk show como o meu, a falar sobre mim; porque alguma parte da minha vida ia ter de sofrer e acho que provavelmente seriam eles.” Oprah Winfrey em entrevista à publicação Hollywood Reporter, em 2013.
3 de 8 / “Procuro não ouvir o que os outros acham que devo fazer e ultrapassar as expetativas das pessoas, a pressão social e a necessidade de agradar – e tento ouvir. Acredito que as respostas estão sempre em nós. Quando perguntei a mim própria se queria mesmo ter filhos cheguei à conclusão que toda a pressão que sentia era exterior, e soube que não estava preparada para dar esse passo”, Kim Cattral em entrevista à O Magazine, em 2003.
4 de 8 / “Não gosto da pressão que as pessoas colocam em mim, nas mulheres – quase como se falhássemos no papel de mulheres se não tivermos filhos. Não acho que seja justo. Podemos não ser mães no sentido literal, mas isso não quer dizer que não somos também mães dos nossos amigos, dos filhos dos amigos, até dos nossos animais. As pessoas continuam a dizer que vivo focada na carreira e em mim própria, que não quero ser mãe e o quão egoísta isso é”. Jennifer Aniston em entrevista à Allure, em 2014.
PUB
5 de 8 / “Durante muito tempo pensei que iria casar e ter filhos. Deixava a ideia para depois, um tempo incerto algures no futuro – mas depois, felizmente, chegou o movimento feminista e eu apercebi-me de que era feliz assim e que existem muitas formas diferentes de se viver a vida”. Gloria Steinem, na palestra Feminist Makers Conference, em 2014.
6 de 8 / “Provavelmente seria uma ótima mãe. Mas estamos a falar de um ser humano e, a não ser que tenhamos excelentes capacidades ou uma vontade enorme de ter filhos, é demasiado trabalho e responsabilidade. Não os quereria estragar”. Ellen DeGeneres em entrevista à revista People, em 2014.
7 de 8 / “Acho que não seria uma boa mãe. Não quero ter um filho para que depois seja educado por uma babysitter. Eu não tenho tempo para educar uma criança.” Chelsea Handler no programa The Conversation With Amanda de Cadenet, em 2013.
PUB
8 de 8 / “Dá muito trabalho ter filhos e ser responsável por outras vidas que não a nossa – eu escolhi não o ser e isso tornou tudo mais fácil para mim. Um bebé é uma responsabilidade de todos os dias, todo o dia, durante dezoito anos. Não ter um bebé facilita tudo, mas também não é uma decisão fácil de tomar. Eu gosto de proteger outras pessoas, mas nunca senti a necessidade de ser mãe.” Cameron Diaz em entrevista para a revista Esquire, em 2014.
leia também

Arrependida de ser mãe?

A socióloga israelita Orna Donath investigou um dos maiores tabus da sociedade contemporânea e entrevistou 23 mulheres que se arrependem de ter filhos. Agora que o livro acaba de ser traduzido para português, a Máxima conversou com a autora que quer mudar mentalidades e soltar amarras e estigmas sociais e culturais.

Mães com (muito) estilo

As celebridadades ficaram grávidas em 2017 e as que entretanto já tiveram os seus filhos numa galeria que vai querer ver até ao fim.

As (des)igualdades de género em Hollywood

As questões salariais entre atores e atrizes têm sido dos tópicos mais falados nos últimos tempos. Ainda existe desigualdade, mas já estão a ser dados alguns passos positivos.

PUB
PUB