Beleza / Wellness

O que acontece quando dormimos com o cabelo húmido

A maioria de nós já foi para a cama com o cabelo por secar, seja por preguiça, calor ou qualquer outra razão, mas quais serão as consequências?

O que acontece quando dormimos com o cabelo húmido
O que acontece quando dormimos com o cabelo húmido Foto: Pexels
15 de outubro de 2020 | Inês Esteves

Dormir com o cabelo por secar é bastante comum, mas o que acontece quando deitamos a cabeça na almofada com o cabelo húmido? 

Para começar, o cabelo por secar totalmente está mais frágil, logo, é mais provável que fique danificado. Ao deitar-se, vai ter maior probabilidade de apanhar uma constipação e o cabelo molhado cria um ambiente mais "acolhedor" para o aparecimento de fungos e ácaros no couro cabeludo. Estes podem alojar-se nos folículos e poros desta zona, e podem até causar caspa e queda de cabelo.

Um estudo feito pela Universidade de Manchester, Inglaterra, sobre a contaminação da cama por fungos mostra-nos que a probabilidade de uma almofada ter fungos, é grande (a sua permanência é mais propícia em materiais sintéticos), devido aos ambientes propícios para o seu aparecimento – ambientes húmidos, por exemplo, ou seja, ao não secarmos o cabelo estamos a contribuir para a multiplicação destes microrganismos.

Por isso, deixamos o conselho: seque o cabelo, e se puder, com um produto que o proteja do calor.

Saiba mais wellness, beleza, couro cabeludo, ácaros, fungos, cabelo, dicas
Relacionadas

A máscara danifica os lábios?

Em tempos de pandemia, o uso de máscara tornou-se essencial e obrigatório, mas tem efeitos negativos nos lábios. Estes são os cuidados que deve ter.

Mais Lidas