Beleza / Wellness

A fruta "milagrosa" que combate o inchaço abdominal

Rica em fibra e potássio, chegou a ser considerada um superalimento no início do século passado. Adivinha qual é?

Marilyn Monroe em 1946, Los Angeles
Marilyn Monroe em 1946, Los Angeles Foto: Getty Images
02 de setembro de 2022 Ana Filipa Damião
De todos os alimentos que combatem o inchaço abdominal e a retenção de líquidos, existe um que muitas vezes é ignorado, e erradamente. A banana é uma ótima peça de fruta pois além de "matar" a fome , ajuda a diminuir a sensação de barriga inchada, assegura Andrea Vázquez Remuiñán, nutricionista, em entrevista à Vogue espanhola. "Geralmente, recomendo o seu consumo a meio da manhã ou a meio da tarde, porque são bastante saciantes e fazem com que cheguemos à hora da refeição - almoço ou jantar - sem demasiada fome". Uma terceira hipótese, continua a especialista, é comê-la em forma de batido, logo ao pequeno-almoço.

Benefícios da banana

Trata-se de uma fruta com elevado teor de fibras, boas para o trânsito intestinal, e rica em potássio, um mineral que, ao contrário do sódio, tem a capacidade de aumentar a produção de urina e, assim, reduzir o níveis de sódio no organismo, de acordo com a mesma publicação. É o equilibrio entre estes dois minerais que evita o inchaço, principalmente se for provocado pela retenção de líquidos.

Além disso, o alto teor de potássio e magnésio da banana contribui para uma boa saúde digestiva e, consequentemente, na redução de inflamações. É uma fruta com tantos benefícios que, no início do século XX, a Universidade de Harvard chegou a declará-la como o "primeiro superalimento".
Saiba mais
Saúde, Educação, Alimentação, Fruta, Banana, Inchaço, Retenção de Líquidos
Leia também

7 mitos sobre a alimentação saudável para esquecer já

O mundo das dietas alimentares é vasto e muitos são os mitos que nele "habitam", por vezes levando os seus seguidores a experimentar rotinas perigosas para a saúde ou, no mínimo, ineficazes. Conversámos com duas nutricionistas para decifrar algumas das crenças mais comuns.

As Mais Lidas