Um estudo realizado pela Universidade de Nottingham, em Inglaterra, e publicado na revista Scientific Reports, revela que o café pode ajudar no emagrecimento. No relatório, o coordenador da investigação (e professor da escola de medicina nesta universidade) Michael Symonds explicou que "a gordura boa funciona de forma diferente da restante gordura do corpo e produz calor, queimando açúcar e gordura (má), muitas vezes em resposta ao frio".
A gordura boa, também conhecida como gordura castanha, é um dos dois tipos de gordura encontrados no organismo do ser humano. Esta gordura era, até há pouco tempo, atribuída apenas a bebés, mas foi descoberto que os adultos também a possuem. A sua principal função é gerar calor corporal que queima calorias, contrariamente à gordura branca ou "má", que é o resultado do armazenamento de calorias em excesso.
Este investigador revela ainda que a próxima etapa deste estudo será avaliar qual é o ingrediente da bebida responsável por este efeito, acrescentado que depois de o identificar, irá usá-lo "como parte de um regime de controlo de peso ou como parte de um programa de regulação da glicose, para ajudar a prevenir a diabetes". Esta equipa de investigadores usou ainda uma técnica não-invasiva de geração de imagens térmicas para fazer rastreios as reservas de gordura castanha do corpo.
Os benefícios da cafeína não ficam por aqui, esta bebida também ajuda a melhorar o desempenho na realização de exercícios físicos, proporciona uma melhoria na concentração, e ainda previne doenças como Parkinson.