Reconhecida por peças tão icónicas como os lenços em seda, as lendárias carteiras Birkin e Kelly e os lindos objetos em pele que saem do ateliê Petit h, finalmente chegou a hora de termos a primeira linha de maquilhagem da Hermès. Já aguardávamos ansiosamente pelos produtos da gama desde que, em março de 2019, a maison de luxo francesa anunciou que iria aventurar-se na maquilhagem e cuidados de pele.
Foi lançada esta quarta-feira a noite, em Paris, numa apresentação com Pierre-Alexis Dumas, diretor artístico da Hermès, que mostrou os primeiros produtos de maquilhagem da marca, resultado do trabalho de design, pesquisa e desenvolvimento que teve início há mais de cinco anos dirigido por Agnès de Villers, CEO de Perfumes e Beleza da Hermès. Os batons Rouge Hermès têm 24 cores, 14 com acabamento acetinado, 10 em textura mate e também há um bálsamo labial – Poppy – com textura brilhante e transparente, para iluminar os lábios. Para além dos batons foi apresentado um lápis labial universal (transparente), um pincel labial em madeira lacada, para garantir uma aplicação mais precisa nos lábios e dois acessórios: um estojo para os batons e um estojo com espelho.

Desde que foi fundada em 1837 por Thierry Hermès – na época como fabricante de selas para cavalos e, ao longo do tempo, como empresa de confeção de diversos produtos de luxo – uma das marcas mais valiosas do mundo ainda não contava com uma linha própria de maquilhagem. Em quase 183 anos – e depois de terem criado os premiados perfumes em 1930 e a linha de produtos para banho em 2014 – finalmente chegou a vez de termos em mãos uma makeup com o selo Hermès.
Contudo não podemos dizer exatamente que estes são os primeiros batons da marca. Na década de 1950, a maison vendia um batom numa embalagem feita em prata com detalhes em ouro e um espelho acoplado. Mas na verdade o suporte era confecionado pela Hermès e o batom em si não.

Desta vez, além da embalagem divertida pensada em blocos de cores, o packaging é eco-friendly – criado com metal lacado, escovado, polido, em preto, branco ou ouro permabrass, material que pode ser encontrado no fecho de algumas das carteiras –, e recarregável (€38 a recarga), ou seja bonita e sustentável. O objeto foi desenhado por Pierre Hardy, diretor criativo da Joalharia Hermès e do Calçado Hermès. O batom com fecho magnetizado promete uma fórmula leve, confortável aos lábios, com cobertura aveludada. Foi criado pelo laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Beleza da Hermès em Vaudreuil, na região da Normandia, em França, e contém ingredientes como extratos de amoreira branca e cera de abelha, que garantem um bloqueio da humidade na boca ao mesmo tempo que hidratam. E, como não poderia faltar, o toque extra-sensorial do Rouge Hermès é o aroma exclusivo composto por notas como sândalo e arnica, criado por Christine Nagel, diretora das Criações Olfativas da Hermès, o nariz por trás das fragrâncias da maison.
Para a escolha dos tons, o diretor criativo da Beleza Hermès, Jérôme Touron, encontrou inspiração no próprio arquivo da marca, em Lyon, onde navegou por mais de 900 tons de couro e 75000 amostras de cores de sedas, com a ajuda da visão de feminilidade e cor de Bali Barret, diretora artística do Universo Feminino e diretora criativa de Seda Feminina. Essas primeiras 24 cores variam dos tons terra e rosas aos mais característicos da Hermès, como o laranja e o vermelho – há um tom chamado Rouge Casaque, que se assemelha ao acabamento em pele da icónica carteira Kelly. O modelo foi criado na década de 1930 e originalmente chamava-se "carteira alta com uma alça", pensada para a mulher moderna do pós-guerra, que estava a entrar no mercado de trabalho, viajava sozinha e precisava de um acessório para acompanhar esta nova independência e estilo de vida. Depois da princesa do Mónaco Grace Kelly ser fotografada com ela, em 1956, as clientes passaram a perguntar nas lojas pela "Kelly bag". A Hermès pediu permissão e renomeou a carteira.
A coleção de maquilhagem será lançada a 4 de março, numa seleção de lojas Hermès (e outlets de retalho) em 35 países, incluindo a loja Hermès no Chiado, Lisboa, e online. Esta gama emblemática será complementada duas vezes ao ano com edições limitadas de três cores.


