
Maybelline New York comemora este ano o seu 100º Aniversário e dedica a todas as mulheres a celebração de um passado muito colorido e de um futuro brilhante. Em Portugal, a marca vai celebrar o centenário com duas novidades exclusivas: Em primeiro lugar, a nomeação da sua primeira embaixadora portuguesa e a inauguração do primeiro Kiosk Maybelline, no Cascaishopping, um espaço que tem como objetivo melhorar a experiência de compra Maybelline, tornando-a uma marca mais próxima da consumidora, com produtos e coleções exclusivas.
1915
A história começa quando a jovem Mabel Williams decide fazer alguma coisa para se destacar das demais, e acha que realçar os olhos seria um bom ponto de partida. Inventa, então, uma mistura de pó de carvão com vaselina e aplica-a nas sobrancelhas e pestanas, criando o 1º «smoky eye» de sempre!
O seu irmão vê o potencial da ideia e funda a empresa Maybell Laboratories, Chicago, para comercializar o novo embelezador de pestanas a que dá o nome de Lash-Brown-In. O produto vende-se por correio, numa embalagem cuidada, decorada com a imagem da «Maybell Girl» que ajuda a publicitar os resultados e incrementar as vendas.
1920
A 1ª máscara de pestanas Maybelline (o nome vem de Mabel + vaseline) é patenteada em 1920. É uma máscara sólida, que se aplica nas pestanas e sobrancelhas para escurecê-las. Passa a ser vendida em lojas e continua a apostar em anúncios de publicidade.
A missão, desde o início: tornar a maquilhagem acessível a todas as mulheres, de todas as idades e origens, por um preço razoável. Trazer para a rua as tendências lançadas pelas estrelas.
«Os famosos produtos de beleza Maybell são usados e recomendados por estrelas de teatro e cinema, e por todas as mulheres belas. Porque não por si?» diz um anúncio no Chicago Daily Tribune de 4 de Julho de 1920.
1930
Em plena Grande Depressão, o lançamento de sombras de olhos coloridas ajuda a levantar o ânimo. Surgem também os 1ºs lápis de sobrancelhas e a 1ª máscara em creme, mais fácil de aplicar, sem necessidade de usar água.
A publicidade anuncia uma «maquilhagem de olhos de bom gosto» e as americanas aderem. Até então, não era considerado de bom-tom que as meninas de boas famílias usassem maquilhagem.
1940
A ousadia espalha-se na sociedade! A publicidade aposta em visuais completos (máscara, sombra e lápis de sobrancelhas) do tipo «antes e depois» que ensinam as mulheres a maquilharse, com anúncios protagonizados por atrizes conhecidas.
1950
Ao mesmo tempo que lança Magic Mascara, a 1ª máscara automática em mass market com escova aplicadora, Maybelline é das primeiras empresas de cosméticos a anunciar na televisão, que já chega a muitos lares americanos. «Preferida pelas mulheres inteligentes em todo o mundo», é a mensagem publicitária. É também a década do lançamento das sombras Iridescent Eye Shadow em stick e do Fluid Eye Liner em várias cores.
1960
A 1ª mascara automática waterproof Ultra Lash Mascara desafia as mulheres a fazer o «teste do duche», e mais inovações: sombras compactas, eyeliners e lápis de sobrancelhas automáticos.
1970
Em 1971 é lançado um produto icónico da marca: a 1ª Great Lash Mascara, uma máscara que cuida das pestanas ao mesmo tempo que as maquilha, no seu famoso tubo corde-rosa e verde que conquista de imediato e para sempre os corações das mulheres de todo o mundo. No ano 2000, um tubo de máscara Great Lash Mascara era vendido a cada 1,2 segundos! A Great Lash Mascara está disponível em exclusivo no Kiosk.
1990
Odesfile de estrelas continua, nas campanhas publicitárias de Maybelline New York, bem como o lançamento de produtos inovadores, todos os anos. É nesta década que surge o famoso slogan "Maybe She’s Born With It, Maybe It’s Maybelline " (em português «Talvez Seja Dela, Talvez Seja Maybelline»).
2000
O novo milénio traz uma grande expansão internacional e o desenvolvimento de produtos de maquilhagem para além dos olhos: batons, glosses, bases de maquilhagem, correctores e outros produtos para a tez.
Traz, também, a afirmação de Maybelline New York no mundo da moda e como marca criadora de tendências através de uma ligação forte aos desfiles de moda. Em 2009, torna-
se a marca de maquilhagem oficial da Mercedes-Benz Fashion Week in New York, a prestigiada semana da moda de New York.
2015
Maybelline continua a lançar tendências fortes na maquilhagem, e novos efeitos na maquilhagem das pestanas - «efeito pestanas falsas», «efeito leque», «efeito borboleta».
Permanece até hoje como marca de maquilhagem oficial da Mercedes-Benz Fashion Week in New York, e é patrocinadora oficial de onze desfiles de moda internacionais importantes, entre os quais a London Fashion Week.
A sua missão: inspirar e inspirar-se nos melhores designers do mundo e trazer as tendências dos desfiles para o dia-a-dia de todas as mulheres.
