Na criação de sua primeira fragrância, Azzedine Alaïa procedeu exatamente da mesma forma como nos seus projetos anteriores. Mais uma vez, adotou um comportamento idiossincrático rigoroso, fundamentado na confiança inegável e na importante tomada de riscos.
Assim, através de sua Eau de Parfum, Alaïa Paris, impondo, uma vez mais a Beleza como absoluta, o universo encantado de Azzedine Alaïa passa um convite imortal para a viagem.
Neste projecto, Azzedine Alaïa controlou meticulosamente e pessoalmente cada detalhe, aconselhado por uma equipa de especialistas que, em torno dele, prosperam na excelência. Mais uma vez, amigos próximos, bem como os mais recentes -como Nathalie Helloin-Kamel, Nicolas Godin, Paolo Reversi, Carla Sozzani, Guinevere van Seenus, Martin Szekely, Marie Salamagne, Julien d'Ys - reunidos ao redor da mesa no comité de criação, de forma a elaborar todos os elementos que darão vida ao perfume e finalizar todo o projeto.
A história de Alaïa Paris é também a história de uma colaboração frutífera entre Alaïa e a BPI (Beauté Prestige International). BPI que iniciou inúmeras parcerias privilegiadas com alguns dos maiores designers de moda do mundo, criando perfumes lendários e reconhecidos internacionalmente. Nathalie Helloin-Kamel, CBO (Chief Brand Officer) da BPI Internacional e suas equipas contribuíram para o projeto, tanto nos conhecimentos do mundo da beleza como na sua experiência de décadas na realização de perfumes desses mesmos criadores.
O frasco? Foi concebido pelo designer Martin Szekely que deseja que este se torne "um objeto de fetiche dedicado às mulheres." Seguindo o seu espelho negro - Puro, compacto e estranho - Szekely criou um corpo de vidro preto translúcido pesado e precioso (o meio caminho entre um meteorito e um seixo polido), que adornou na frente e no verso, com o padrão famoso de corte a laser Alaïa, um padrão emblemático que apareceu pela primeira vez num espartilho de couro na década de 1990. A tampa? Em contraste com o frasco, para enaltece-lo, é uma homenagem ao artesanato de Alaïa - um carril de fio de ouro, feito de alumínio e ouro rosa. A cartonagem? Emoldurando delicadamente o preto, um nude Alaïa – um tom de nude que evoca a pele - uma das cores fetiche do criador.