Violência contra as mulheres: Governo lança nova campanha de sensibilização
O apoio à vítima também vai passar a ser obrigatório em todas as esquadras.

A secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade lançou uma campanha para assinalar o dia 25 de novembro (Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres) em parceria com várias organizações que atuam na defesa dos direitos das mulheres vítimas de crime (APAV, CIG, UMAR, MDM, APMJ, AMC e Capazes).
Já várias entidades aderiram ao movimento (que tem como mote #NemMais1MinutodeSilêncio), como é o caso da Liga Portuguesa de Futebol que, entre os dias 23 e 27 deste mês, incentiva todas as equipas a usar uma braçadeira roxa com a hashtag e a fazer um minuto de silêncio antes de todos os jogos.

AAPAV, que está a coordenar a gestão da campanha, encoraja também todos os meios de comunicação a partilharem a mensagem. Sugere-se que as estações de rádio façam também um minuto de silêncio e que a hashtag #NemMais1MinutodeSilêncio seja partilhada por todos.
O objetivo da campanha é sensibilizar a população em geral para a existência da violência contra as mulheres, de forma a erradicá-la através da denúncia ou do apoio às vítimas.
Foi também aprovada a proposta do Bloco de Esquerda de tornar obrigatória a existência de gabinetes de apoio à vítima em todas as esquadras. A medida está já prevista no Orçamento de Estado para o próximo ano, com uma previsão de 90 milhões de euros alocados a despesas de equipamento e formação. Todas as esquadras da Polícia de Segurança Pública e os postos da Guarda Nacional Republicana do país terão, em 2018, salas de atendimento às vítimas de violência doméstica. "A criação das salas de atendimento à vítima pressupõe que exista uma equipa dos núcleos especiais (…) nas esquadras e postos e o que se pretende é que seja garantida a cobertura nacional, no ano de 2018", explica a deputada bloquista Sandra Cunha, em entrevista ao Diário de Notícias.

Atualmente e segundo o Relatório Anual de Segurança Interna, estas salas estão disponíveis em 63% das esquadras da PSP e postos da GNR, mas há ainda cerca de 270 esquadras onde estes espaços estão por implementar.

Portugueses vencem concurso internacional com um videojogo para crianças com cancro
O novo jogo para tablets e smartphones acaba de ser desenvolvido na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para combater o sedentarismo e a ansiedade em crianças com doenças oncológicas.
As turmas que vão reduzir o número de alunos em 2018
No próximo ano, as turmas do 1º, 5º e 7º anos vão ficar mais pequenas.
Aldeias de Crianças SOS incentivam portugueses a passar uma hora extra com os filhos
A organização lançou uma nova campanha internacional que vem sensibilizar para o abandono infantil.
Homens portugueses ganham mais 17% que as mulheres
Comissária da Justiça defende que a disparidade entre vencimentos tem de acabar “porque a independência económica das mulheres é a sua melhor proteção contra a violência”.
João Lázaro, diretor da APAV: “A violência doméstica é um problema coletivo”
No Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres conversámos com o diretor da APAV sobre uma das mais graves questões sociais do nosso tempo.
Plano de combate à violência vai reforçar direitos das vítimas
O próximo Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, que deverá ser apresentado no primeiro trimestre de 2018, vai reforçar o direito das vítimas à habitação.