
Quando estava a estudar sobre o tema, Leire Piriz nunca imaginaria que da sua tese saísse um livro prático, com uma das temáticas mais faladas do momento: os sumos verdes, capazes de curar doenças e melhorar a alimentação diária. Entrevistámos a autora para saber mais sobre estes «sumos mágicos».
Como surgiu a ideia de escrever este livro?
Após os meus estudos em nutrição, realizei um trabalho de fim de curso acerca da dietoterapia para diferentes condições e doenças a partir de alimentos naturais (sobretudo frutas, vegetais, frutos secos e sementes). Após a boa recepção e êxito do trabalho, muitas pessoas que trabalham comigo me incentivaram para apresentar o projeto no mundo editorial. Especialmente a minha mãe, o meu anjo nesta história.
Os sumos, os batidos, e os smothies são algo trendy agora. Será por isso que as pessoas estão interessadas no tema ou porque realmente buscam curas para os seus problemas?
Creio que por ambas as razões. Cada vez há mais interesse no tema da saúde e é preferível nunca chegar a estar doente, tratando de prevenir as doenças com um estilo de vida e alimentação saudáveis. Se bem que as pessoas em geral estão abertas a conhecer o mundo alternativo, o natural, para curar as suas doenças.
Porque é que os alimentos crus são tão importantes?
Os alimentos crus ou não cozidos são a versão mais vívida e energética dos alimentos. Com as técnicas de cozinha, os enlatados, os embalados e a industrialização, a grande maioria das vitaminas dos alimentos são perdidas, como as enzimas alimentares.
Os alimentos frescos, naturais e " crus" proporcionam mais vitalidade nutricional. Além disso, o nosso corpo está preparado para explorar mais eficientemente todos os nutrientes destes alimentos crus.
Outras vantagens: atrasa o envelhecimento das células, desintoxica, fortalece o sistema imunológico, nutre o nosso cérebro e também nos enche de energia, o que mais se pode pedir num tipo de alimento?
A longo prazo, em que se traduzem os resultados da nutrição que estes sumos proporcionam ao organismo?
Ajudam-nos a melhorar a nossa qualidade de vida, a organizar a nossa alimentação, a sentirmo-nos com mais energia e definitivamente a ajudar-nos a ser a melhor versão de nós mesmos. Porque quando nos sentimos mais saudáveis, sentimo-nos mais felizes.
O plano de desintoxicação que integra o livro tem 28 dias. Se o seguirmos à letra, que resultados se podem esperar no final?
Melhoram todos os aspectos apontamos anteriormente, mas mesmo a curto prazo notam-se logo benefícios como maior claridade mental, melhor aparência da pele, das unhas, do cabelos, melhor capacidade digestiva, e claro, ajuda-nos a manter a linha!
Já está a pensar num próximo livro?
Em Espanha está prestes a sair o meu segundo livro, "Smoothies Verdes" que segue a linha dos sumos para as quatro estações, com receitas de mais de 200 batidos verdes cheios de vida, para mulher, para homem, para crianças, desportistas e para quem está limitado por certos ingredientes, para além de planos Detox muito interessantes. Estou ansiosa com a ideia de brevemente publicá-lo em Portugal.
O livro é uma edição da matéria-prima e já está à venda nas livrarias portuguesas.
Por Rita Silva Avelar


1
27 de maio de 2025 às 14:11
De Mafalda Castro a Luisinha Oliveira, estas famosas revelaram-nos os seus produtos de beleza indipensáveis
2
26 de maio de 2025 às 13:32
Já não sei viver sem este autobronzeador de supermercado que não mancha, cheira bem e custa menos de €4
4
23 de maio de 2025 às 15:05
Antes e depois. Estas celebridades ficaram irreconhecíveis depois de supostos facelifts