Atual

Sofía Jirau, a primeira modelo da Victoria’s Secret com síndrome de Down

A marca de lingerie está a levar a cabo uma mudança de imagem radical, e a abrir portas para a diversidade. É o adeus à elite de supermodelos XS que durante anos foram rostos da marca.

Foto: @sofiajirau / Victoria's Secret
18 de fevereiro de 2022 Rita Silva Avelar
Tem 24 anos, é porto-riquenha, sofre de Síndrome de Down e usou as redes sociais para expressar o agradecimento e a felicidade que estava a sentir por ser rosto da Victoria's Secret, neste caso pela coleção Love Cloud. "Houve um dia em sonhei com isto, trabalhei e hoje é um sonho realizado. Finalmente posso contar o meu grande segredo", escreveu, anunciando a boa nova: "Sou a primeira modelo da Victoria’s Secret com síndrome de Down!". Sofía Jirau juntou-se, assim, às 17 modelos que são rosto desta campanha, que aposta na diversidade.

Nos últimos anos, a marca sofreu uma quebra de vendas e até um certo "cancelamento", depois de se ter envolvido em várias polémicas. Entre elas, a ligação de Leslie Wexner, empresário e fundador da L Brands, empresa que detinha a Victoria's Secret, com Jeffrey Epstein. Embora a empresa tenha procurado distanciar-se de Epstein, esta associação teve um custo. 

Com coleções de lingerie como Very Sexy, Dream Angels e Sexy Illusions, a Victoria's Secret construiu uma marca em torno do desejo masculino e do sex appeal, uma noção de marketing ultrapassada e por muitos considerada sexista. A concorrência de marcas cada vez mais abrangentes e o crescimento de um outro mercado, o dos soutiens desportivos, deitou a tentativa de crescimento financeiro da VS por terra. Relembre-se que durante quase duas décadas o sucesso da marca baseou-se no seu desfile anual. E isso funcionou durante muito tempo, até 2019. Com esta reviravolta, a Victoria's Secret pode estar perante um novo capítulo. 

Jirau estreou-se nas passerelles em 2020 durante a semana de Moda de Nova Iorque. Entretanto criou a sua própria campanha, No Limits, numa tentativa de aumentar a consciencialização sobre a síndrome de Down, uma das razões pelas quais poderá ter chamado a atenção da Victoria's Secret, já que o seu número de seguidores no Instagram também aumentou.

Saiba mais
Atualidade, Discussão, Moda, Sofía Jirau, Victoria's Secret, Síndrome de Down
Leia também
As Mais Lidas