Sabe qual é a média de relações sexuais para cada idade?
Um estudo argentino do Instituto Kinsey para a Investigação do Sexo, da Reprodução e do Género diz que a idade é um fator determinante para a frequência das relações sexuais – e que há uma média recomendada.

A investigação foi realizada com base na análise de questionários colocados a 1170 norte-americanos. As perguntas procuravam avaliar a periocidade das relações sexuais, o desejo e a satisfação sexual.
De acordo com os resultados do estudo, as pessoas da faixa etária entre os 18 e 29 anos são aquelas que têm uma vida sexual mais ativa, tendo em média 112 vezes relações sexuais por ano, o que equivale a 3 vezes por semana. Na faixa entre os 30 e 39 anos, o número fixa-se nas 86 vezes ao ano, ou seja, cerca de 1 a 2 vezes por semana. Entre os 40 e 49 anos, o número de relações sexuais ao ano é de 69 vezes, isto é, por volta de 1 vez por semana.

A pesquisa revela ainda que a frequência sexual depende de diversos fatores, incluindo o estilo de vida mas também, naturalmente, o estado civil, a saúde e o desejo. Segundo os resultados do estudo, a regularidade da actividade sexual tende a diminuir ao longo dos anos o que, segundo os especialistas, se deve sobretudo ao stress diário, relacionado com problemas profissionais e obrigações familiares.
As conclusões do estudo acrescentam que o casamento é um fator determinante para a frequência da prática sexual: para além de 34% dos casais admitir ter sexo entre 2 a 3 vezes por semana, os investigadores comprovam que pessoas casadas ou comprometidas que têm sexo regularmente também são mais felizes. Nos casais que têm entre 4 a mais relações por semana, o sexo acaba por ser mais proveitoso.
Por fim, o estudo garante que as mulheres comprometidas e mais velhas são quem mais desfruta das relações, pelo simples facto de se conhecerem melhor e não se coibirem de aprofundar a dinâmica sexual nas suas relações.

7 gadgets sexuais
Sugestões para apimentar as suas experiências mais íntimas.
Sexo uma vez por semana pode travar o envelhecimento
Um estudo publicado pelo jornal de Psiquiatria, Neurologia e Endocrinologia da Universidade da California conclui que mulheres sexualmente ativas têm mais probabilidades de viver mais tempo e com maior qualidade de vida.
12 alimentos afrodisíacos para aumentar o desejo sexual
A precisar de um boost no desejo sexual? Nada como experimentar estes doze alimentos.
Quais são os novos contraceptivos?
Quais são as alternativas à pílula e ao preservativo? Será que devemos escolher diferentes métodos em diferentes idades e fases de vida? A Máxima sentou-se à conversa com a ginecologista e obstetra Odília Pinho e tirou todas as dúvidas.
Sexo ao ar livre: os lugares mais estimulantes
Sair de casa e alterar a rotina aumenta a satisfação sexual e, no verão, tudo se torna mais fácil. As temperaturas quentes, incluindo à noite, são oportunidades únicas e muito excitantes para os casais.
Quantos parceiros sexuais temos durante a vida?
Um novo estudo diz-nos que a média é mais alta nos Estados Unidos do que na Europa, e que tanto os homens como as mulheres tendem a mentir sobre o seu número real de parceiros sexuais.
A sexualidade existe sem sexo?
No Dia Mundial da Saúde Sexual é lançado um vídeo de alerta que mostra que as relações são mais do que sexo.
As 10 cidades do mundo com maior satisfação sexual
O lugar onde vivemos pode influenciar a satisfação sexual. Alguma destas cidades é a sua?
Novo algoritmo que deduz orientação sexual causa polémica
Foi criado por investigadores nos EUA e está a ser alvo de muitas críticas.
As 10 perguntas sobre sexo mais ‘googladas’
As dúvidas sobre sexo mais procuradas na Internet.
10 erros que as pessoas cometem nas relações amorosas
Quem nunca? Estes são os passos em falso que mais se cometem quando se inicia o namoro.
Os alimentos afrodisíacos funcionam mesmo?
Existem vários alimentos que estão associados a uma melhor vida sexual, como o ginseng, as ostras ou o chocolate. Mas será que funcionam mesmo ou não passam de mitos populares? Descubra tudo na fotogaleria.
Beijar faz bem à saúde (dizem os cientistas)
A maioria das pessoas expressa o seu amor pelo parceiro através de um beijo. De facto, um beijo nos lábios intensifica os laços entre um casal, mas sabia que traz benefícios para a sua saúde? Os cientistas provaram que um beijo provoca vários processos bons para o corpo. Na fotogaleria, conheça oito benefícios que mostram o quão bom pode ser um beijo.
Maca, o superalimento afrodisíaco mais procurado do momento
Saiba mais sobre este superalimento popularizado no Instagram, nas contas de alimentação e vida saudável.