O que não fazer no Ano Novo Chinês de 2026
Entre não lavar o cabelo, evitar a vassoura e estrear uma peça de roupa vermelha, uma coisa é certa: mais do que superstição, estas tradições são uma forma de começar o ano com intenção.
Sim, já estamos em 2026. Mas, na cultura chinesa, ainda se vive o Ano da Serpente. Só no dia 17 de fevereiro é que se celebra oficialmente a entrada no Ano do Cavalo, que, segundo as tradições orientais, promete ser um período de coragem, resiliência e novas oportunidades.
Por cá, quando o relógio bate as 12 badaladas a 31 de dezembro, cumprimos as nossas tradições ocidentais: comemos as 12 passas, vestimos um par de cuecas azuis acabadas de estrear, guardamos uma nota no bolso direito das calças ou do casaco e fazemos uma lista de desejos que queremos concretizar ao longo do ano. E, para quem é destas 'coisas’ - ou gosta simplesmente de alinhar em novas tradições -, o Ano Novo Chinês também traz consigo um conjunto de superstições pensadas para atrair sorte e prosperidade.
Depois de algum scroll pelo TikTok, chamou-nos à atenção um vídeo da criadora de conteúdos Patrícia Cai Lin, onde partilha algumas das superstições que, segundo a cultura chinesa, não devem ser ignoradas no primeiro dia do ano.
Não lavar o cabelo no dia 17 de fevereiro. Porquê? A explicação está apenas na forma como soam as palavras: em mandarim ‘cabelo’ diz-se fà, uma pronúncia muito semelhante a facái, que significa prosperidade. Assim, acredita-se que ao lavarmos o cabelo neste dia estamos também a “lavar” a sorte, especialmente no que diz respeito ao dinheiro.
Pela mesma razão, não varrer ou limpar a casa no primeiro dia do ano. Qualquer gesto que simbolize expulsar algo, pode significar, afastar a prosperidade que se quer atrair para o novo ano.
Outra regra importante passa pela linguagem e pela energia com que se começa o ano. Devemos evitar palavras negativas, discussões ou conversas sobre doenças e morte. Na cultura chinesa, acredita-se que iniciar o ano em conflito, facilita a atração de más energias para os restantes meses. E, convenhamos, ninguém quer começar o ano rodeado de intrigas - seja no Oriente ou no Ocidente.
Para quem nasceu em 1942, 1954, 1966, 1978, 1990, 2002, 2014, 2026, este é o vosso ano – o Ano do Cavalo. E segundo Patrícia Cai Lin, estrear uma peça de roupa vermelha no dia 17 de fevereiro, pode ser mais um ato simbólico de prosperidade no ano de 2026, especialmente para quem é do signo de cavalo no zodíaco chinês.