António Costa pede a Graça Mira Gomes para chefiar secretas
O nome da embaixadora acaba de ser enviado por António Costa à Assembleia da República. Graça Mira Gomes vai assumir funções como nova secretária-geral do Sistema de Informações da República.

De acordo com uma notícia acabada de publicar pelo jornal Público, Graça Mira Gomes é a nova secretária-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP). Desde 2015 que Mira Gomes está colocada em Viena, no cargo de embaixadora portuguesa junto da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Ainda antes esteve em Bruxelas, na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (Reper), onde trabalhou como representante no Comité de Políticas de Segurança (Cops) da UE.
Ao aceitar o cargo de secretária-geral do SIRP, Graça Mira Gomes substituirá Júlio Pereira, que desde 2005 dirigia as secretas portuguesas. Júlio Pereira terá pedido para sair logo que o actual Governo tomou posse.

Ainda de acordo o jornal Público, o objetivo principal de António Costa é ultrapassar (isto é, lançar para o esquecimento) a polémica instaurada em maio deste ano, quando o atual primeiro-ministro indicou o embaixador Pereira Gomes para o cargo - que acabou por se declarar indisponível, por ter sido posto em causa o seu desempenho quando, em 1999, chefiou a Missão de Observação Portuguesa ao Processo de Consulta da ONU em Timor Leste.

Trump ameça “encerrar Governo” se não se construir o polémico muro
O presidente americano insistir no assunto e ameaça fechar o Governo, caso o Congresso continue a deixar de parte a construção do muro na fronteira com o México.
Ivanka Trump apoia fim do programa de igualdade salarial de Obama
A filha de Donald Trump afirma que a política do antigo presidente não vai funcionar – mas não sugere nenhuma solução.
Congresso americano tem seis meses para conseguir uma alternativa para filhos de imigrantes ilegais
Donald Trump estabeleceu esse prazo para que se encontre uma alternativa para os chamados “dreamers”.
Empregadores proibidos de ler os e-mails dos trabalhadores sem avisar
A decisão foi tomada pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem que adverte que será preciso avisar os funcionários com antecedência, caso queiram controlar as contas de e-mail.
George e Amal Clooney acolhem refugiado
O casal acolheu um rapaz vítima de ameaças do ISIS e George Clooney avisou que não será candidato à presidência dos Estados Unidos.
Eleições na Alemanha dão a vitória a Merkel e instauram incerteza política
Os alemães voltaram a eleger Angela Merkel mas, desta vez, em circunstâncias inesperadas: as hipóteses para que a chanceler consiga formar governo obrigam a uma imprevisível coligação entre os Democratas-Cristãos, os Liberais e os Verdes.