Atual

Finlândia vai ter a primeira-ministra mais nova da atualidade com 34 anos

A Finlândia vai ter um novo Governo liderado por cinco mulheres de partidos diferentes. A nova primeira-ministra, Sanna Marin, tem 34 anos e será a líder de Governo mais nova da atualidade.

09 de dezembro de 2019 | Jornal de Negócios
A Finlândia está prestes a ter a primeira-ministra em funções mais nova do mundo. Sanna Marin, com 34 anos, ganhou a votação dentro do partido Social-democrata e prepara-se para formar um Governo em coligação com mais quatro partidos, todos eles liderados por mulheres. 

Sanna Marin venceu Antti Lindtman por 32 votos contra 29 durante a votação interna deste domingo que ocorreu após o primeiro-ministro Antti Rinne ter-se demitido na semana passada. O Parlamento finlandês irá votar no novo Governo e primeira-ministra esta terça-feira, 10 de dezembro. 

A política finlandesa era atualmente a ministra dos Transportes e das Comunicações. A coligação de cinco partidos que já formava o anterior Governo vai continuar com o programa existente, resistindo ao choque da demissão do anterior primeiro-ministro. 

"Há muito trabalho a fazer para reconstruir a confiança", disse a futura primeira-ministra, citada pela Bloomberg, referindo-se à reconciliação entre os partidos da coligação. "Temos um compromisso com um programa comum de políticas e essa é a cola que nos unifica enquanto Governo", acrescentou.

Como mostra este tweet de Alexander Stubb, ex-primeiro-ministro finlandês, os cinco partidos de Governo são liderados por cinco mulheres, quatro delas com 34 e 32 anos, entre as mais novas líderes mundiais. 

Marin será a terceira primeira-ministra da Finlândia. No ano passado, segundo a Bloomberg, a ex-ministra já tinha assumido o papel de líder do Executivo temporariamente quando Antti Rinne estava a recuperar de uma doença séria antes das eleições.

"O percuro deste Governo não vai ser fácil. Não há problema. Eu já provei as minhas capacidades", afirmou a futura primeira-ministra que vê o seu partido e a coligação ameaçada pelas sondagens. Os últimos números apontam para que o partido dos Finlandeses, que é anti-imigração, seja o que reúne mais apoio atualmente.

No panorama internacional, Sanna Marin junta-se a um leque restrito de líderes de Governo com menos de 40 anos. Exemplo disso foi Emmanuel Macron que tinha 39 anos quando foi eleito presidente de França em 2017. Atualmente, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, com 39 anos, e o primeiro-ministro da Ucrânia, Oleksiy Honcharuk, com 35 anos, são os mais novos.

(Notícia atualizada às 8h29 com mais informação)
1 de 1
Saiba mais Finlândia, Sanna Marin, Governo, Bloomberg, política, governo (sistema)
Relacionadas

Vozes maiores: estas são as mulheres do jazz

Dos caveaux fumarentos às salas climatizadas foi a pulso, mais uma vez, que as mulheres, particularmente as que cantam, conquistaram espaço e controlo numa música de exigência e de prazer, de técnica e de emoção. Com vozes que já conquistaram a eternidade e com muitos capítulos de combate pelos direitos civis, de abusos de todo o género e de poderosas resiliências. Está tudo à vista na música e, mais especificamente, no jazz.

Parlamento nunca teve tantas mulheres

Nas eleições legislativas de 6 de outubro, além da vitória do Partido Socialista sem maioria absoluta, da derrota histórica da direita e da entrada de três novos partidos no parlamento, foram eleitas mais 14 mulheres do que em 2015.

Mais Lidas
Realeza As amantes da vida de Juan Carlos

Num momento de especulação sobre o seu paradeiro, e após informar a casa real espanhola do seu afastamento, voltam a surgir as histórias da vida de um rei que nunca gostou de ser discreto.