Évora recebeu conferência sobre a relação entre a cultura e a saúde
“Cultura, Comunidade e Saúde: As artes e a criatividade na construção de comunidades saudáveis” contou com a intervenção de especialistas nacionais e internacionais.

No âmbito do Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, a CIMAC realizou no passado dia 22 de junho uma Conferência Internacional sob o tema "Cultura, Comunidade e Saúde: As artes e a criatividade na construção de comunidades saudáveis". A conferência aconteceu no Teatro Garcia de Resende, em Évora.
Oradores nacionais e internacionais apresentaram evidências do sucesso da prescrição médica de atividades culturais e artísticas na melhoria dos níveis de saúde e bem-estar dos cidadãos. Mais especificamente, foi também revelada uma fotografia exemplificativa da saúde mental no Alentejo e no país e foi introduzido o projeto de prescrição cultural em implementação em 8 dos 14 municípios do Alentejo Central.

O grande objetivo desta conferência foi trazer a debate público uma abordagem multidisciplinar sobre problemáticas no âmbito da saúde, em concreto as de saúde mental, o que implica e resulta na criação de redes de parcerias entre os setores cultural, municipal e cuidados de saúde primários. Os oradores estrangeiros demonstraram as práticas e os números do que já se encontra, há muito, a ser implementado na Europa no que a esta matéria diz respeito.

O Transforma é um programa financiado pelo Fundo Social Europeu – Alentejo 2020, e pretende estabelecer uma abordagem diferenciadora na forma como a cultura pode ser geradora de coesão e inclusão social, de crescimento económico, de práticas ambientais sustentáveis, numa lógica de cidadania participativa e de proximidade territorial.

Atualidade, Educação, Cultura, Criatividade, Arte, Saúde, Conferência
Retrocesso na igualdade de género: os números preocupantes do relatório da ONU
O novo relatório da Organização das Nações Unidas adverte que, na última década, os preconceitos contra as mulheres não diminuíram.