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Cursos gratuitos de beleza e empreendedorismo

Chama-se "Empreendedoras da Beleza" e é o novo projeto do Boticário com o qual o grupo espera devolver três mil mulheres ao mercado de trabalho. Ao todo há oito cursos para escolher, todos grátis e online. As inscrições estão abertas até dia 9 de junho.

Foto: Pexels
07 de junho de 2024 às 16:27 Madalena Haderer

As mulheres ainda são o elo mais fraco no que toca à realização profissional. Muitas têm de abdicar das suas carreiras para cuidarem de filhos pequenos ou de familiares idosos e doentes, prescindindo da sua independência financeira. Dessas, muitas gostariam de regressar ao mercado de trabalho depois de terem ultrapassado uma fase mais complicada, mas enfrentam diversos obstáculos. Outras gostariam de ter uma actividade profissional flexível e por conta própria, mas não sabem por onde começar. Foi para ajudar estas mulheres que o Boticário acaba de lançar em Portugal o programa Empreendedoras da Beleza, que oferece diversos cursos nas áreas da beleza, empreendedorismo e criação de conteúdos – sempre gratuitos e online.

Para apresentar a nova iniciativa – nova em Portugal, que no Brasil existe desde 2021 e conta já com a participação de mais de 21 mil mulheres –, o Boticário organizou uma talk sobre empoderamento e liderança no feminino, que contou com a moderação de Elisangela Souza, fundadora da startup IDE Social Hub, e com um painel de oradoras composto por Rossana Gama, country manager do Grupo Boticário em Portugal, Evódia Graça coach de liderança e estrategista de imagem, e Liliana Filipa, influenciadora e empreendedora.

Elisangela Souza começou por referir que "de acordo com um relatório de 2023 do Instituto Nacional de Estatística (INE), apenas 31% dos cargos de gestão em Portugal são ocupados por mulheres". Perante este número, Rossana Gama contrapôs que, "no Grupo Boticário Portugal contamos atualmente com uma representação significativa de 74% de cargos de liderança ocupados por mulheres". Acrescentando que foi por terem consciência que este número não corresponde à realidade do país que decidiram abrir estes cursos à sociedade – antes eram só para revendedoras da marca – e diz que o objetivo é "devolver mais de três mil mulheres ao mercado de trabalho, dando-lhes coragem, conhecimentos e preparação para que regressem". Rossana tem esperança que esta iniciativa do Boticário dê inspiração a outras empresas para que façam o mesmo. 

No decorrer da talk, Evódia Graça – que foi reconhecida uma Young African Leader pelo então presidente norte-americano Barack Obama – contou a sua história de vida cheia de desafios e peripécias e que começou com uma infância humilde em Cabo Verde. Aos 18 anos foi aceite no curso de Linguística, na Universidade de Lisboa, mas não tinha apoio moral nem financeiro dos pais – conseguiu comprar o bilhete de avião para Lisboa vendendo mangas da mangueira que ela própria havia semeado em criança. Anos depois, já de volta a Cabo Verde, havia de se tornar assessora de um ministro. Hoje ensina mulheres a tomarem a vida pelas rédeas e a fazerem o mesmo que ela: traçar objetivos e cumpri-los. 

Já Liliana Filipa recordou uma reunião numa fábrica de têxteis com quem queria trabalhar para criar uma linha de fatos de banho em que, sendo uma mulher e jovem, sentiu que foi menosprezada e que não foi levada a sério. Uma barreira com que muitas jovens empreendedoras se debatem e sinal de que faz falta formação que as ajude a lidar com estes obstáculos, que é, precisamente, o que o Boticário pretende fazer.

Ao todo estão disponíveis oito cursos, sempre com certificação. As interessadas podem inscrever-se no site até dia 9 de junho.

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