Atual

A reconstrução inédita da primeira árvore de Natal portuguesa

Está em exposição no Palácio Nacional da Pena uma reconstrução inédita da árvore de natal, tradição introduzida pelo rei D Fernando II na corte portuguesa.

11 de dezembro de 2019 | Vitória Amaral

O Palácio Nacional da Pena comemora este Natal com a reconstituição inédita da árvore de Natal de D. Fernando II: "o Pinheiro da Pena", que estará exposta no Salão Nobre do monumento até dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Este é o resultado de um trabalho de manufatura especializada que, com base nos conhecimentos históricos e técnicos reunidos pela equipa do palácio, recorreu à utilização de materiais idênticos aos originais e a técnicas tradicionais.

O monarca foi responsável pela construção do Palácio da Pena, sendo reconhecido como a figura histórica que introduziu na corte portuguesa o hábito de assinalar a quadra natalícia com um pinheiro decorado, além de elaborar o primeiro cartão de Boas Festas de que há registo no país, em 1839. Através de duas gravuras da autoria do próprio D. Fernando II, foi deixado o testemunho visual destas festividades que, com uma ampla investigação histórica, permitiram uma reprodução mais rigorosa. Estas mostram o pinheiro como o centro da festa, que se decorava com velas, frutos e figuras diversas, rodeado de brinquedos destinados aos pequenos príncipes. Numa das gravuras até está representada a chegada do São Nicolau, nada mais nada menos que o próprio rei mascarado. Durante a quadra natalícia, a reconstituição estará disponível a todos os visitantes do palácio.

A iniciativa, que implicou um investimento de cerca de 20 000 euros, integra-se no trabalho que tem sido feito nos interiores do Palácio, com foco na reconstituição histórica dos ambientes domésticos que marcaram a vivência da Família Real portuguesa no monumento. 

1 de 7
2 de 7
3 de 7
4 de 7
5 de 7
6 de 7
7 de 7
Saiba mais Palácio Nacional da Pena, Sintra, Realeza, D. Fernando II, corte, história, culturas, Natal
Relacionadas

O fenómeno Frozen: já passou e já voltou

A aguardada sequela de Frozen- O Reino do Gelo chegou aos cinemas no passado dia 21 de novembro. Muito mais do que o filme de Natal da Disney para 2019, Frozen 2 é a continuação de um dos maiores fenómenos de sempre dos estúdios de animação.

6 iniciativas solidárias para este Natal

Tempo para estar em família e com amigos, a quadra natalícia é, acima de tudo, altura de partilha e amor. Celebrá-la, enquanto ajudamos os outros, pode ser o melhor presente. De restaurantes a peças de joalharia, saiba como pode ajudar quem mais precisa.

Mais Lidas
Realeza As amantes da vida de Juan Carlos

Num momento de especulação sobre o seu paradeiro, e após informar a casa real espanhola do seu afastamento, voltam a surgir as histórias da vida de um rei que nunca gostou de ser discreto.