Atual

5 sugestões de programas para este fim de semana

Sem ideias para a diversão dos próximos dias? Siga este roteiro cultural e gastronómico.

10 de janeiro de 2020 | Rita Silva Avelar

Visitar a exposição Porto Urbano, de Inês Costa Monteiro

Com a intenção de retratar uma cidade em movimento e constante metamorfose, e com cada vez mais camadas demográficas e multiculturais, a promissora fotógrafa portuguesa Inês Costa Monteiro inaugura a exposição fotográfica "Porto Urbano". "Os edifícios estão agora reconstruídos e luminosos, ao mesmo tempo que as pessoas que frequentam aqueles passeios olham com curiosidade para o que está à sua volta. O Porto sempre foi uma cidade onde os vários estilos urbanos se cruzaram e interligam de uma forma peculiar, quando comparada com outras cidades do país" como explica, em comunicado à imprensa, o ponto de partida para esta ideia. Nas quase vinte fotografias que compõem esta exposição encontramos, mais ou menos evidente, as forças da mudança e movimento. "O meu objetivo foi mostrar um olhar fresco feste novo capítulo em que a cidade está a entrar, sem qualquer tipo de preconceitos."

Onde? Alameda Shop & Spot, no Porto. Quando? 10, 11 e 13 de janeiro Entrada Gratuita

Celebrar as janeiras com o Lisbon Beer Department

Já é tradição: no arranque do ano, o Lisbon Beer Department abre as portas das suas fábricas - nomeadamente os espaços Café com Calma, Dois Corvos, Fábrica Moderna, Fábrica Musa, Lince e Royal Rawness - para receber o bairro e a cidade numa tarde longa de cantares das janeiras. Em 2020, a iniciativa Ouro, Incenso e Birra acontece a dia 11 a partir das 15h, transformando o eixo entre a Rua do Açúcar, Capitão Leitão e Pereira Henriques, no palco para um circuito de showcases com alguns dos mais promissores nomes da nova música portuguesa. Afonso Cabral, Cassete Pirata, Catarina Munhá, Éme, Esteves, Joana Espadinha, Luís Severo e Marinho são os artistas esperados. A animação extra estará entregue às escolhas musicais de João Vaz Silva, Benjamim e Bruno Pernadas até às 3h.

Onde? Café com Calma, Dois Corvos, Fábrica Moderna, Fábrica Musa, Lince e Royal Rawness Quando? Dia 11 de janeiro, das 15h às 3h.

Beber um cocktail no novíssimo bar Avenew

Há um novo bar na capital e fica entre o Marquês de Pombal e as Amoreiras: chama-se Avenew. De terça a domingo, a partir das 19h, esta espaço convida-nos a aliar três prazeres: saborear um bom cocktail, provar um petisco e ouvir concertos únicos. Entre os cocktails, recomendam-se belíssimas combinações como The Jazz Crusta (€9) com Macieira, Cointreau, sumo de toranja e spray Absinto, ou o Le Marquis du Pombal, criação do barman, aos clássicos Negroni ou Mojito. Está disponível também uma carta de vinhos, que inclui espumante, champanhe, vinhos tintos, brancos, rosés e portos. Além disso, existe ainda uma carta com iguarias que incluem tábuas de queijos e enchidos, saladas, carpaccios ou tártaros. Há ainda música ao vivo às quartas-feiras e sábados.

Onde? Rua Joaquim António de Aguiar, 45A, Lisboa Quando? Terça, quarta e domingo das 19h às 01h e quinta, sexta e sábado das 19h às 02h. Reservas 926 174 024

Ver a exposição Volta ao Mundo de José de Guimarães

O consagrado artista português Jose´ de Guimara~es, que comemora 60 anos de carreira em 2020 (e 80 de vida) apresenta a sua obra gra´fica na exposição Volta ao Mundo, patente na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa até 31 de março. Com as curadorias de Raquel Henriques da Silva e de Pedro Campos Costa, a exposição conta com parte do acervo doado à BNP desde os anos 70 pelo artista que até agora, e no total, integra 346 obras gráficas (produzidas ao longo de 50 anos).

Onde? Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa Quando? Todos os dias, até 31 de março

Assistir ao concerto de Madonna no Coliseu       

A rainha da pop, como assim ficou conhecida Madonna, atua a 12 de janeiro (este domingo) no Coliseu de Lisboa, mas também na semana que se segue, a 14, 16, 19, 21, 22 e 23 de janeiro. O concerto, integrado na tour mundial Madame X, serve para mostrar as novidades seu 14.º álbum de estúdio, Madame X (lançado em junho de 2019) mas também cantar hinos que a eternizaram, como Like a Virgin, La Isla Bonita ou Frozen.

Onde? Coliseu de Lisboa Quando? 12 de janeiro Bilhetes ainda disponíveis a €119

Visitar a exposição Porto Urbano, de Inês Costa Monteiro
Foto: Inês Costa Monteiro
1 de 5 Visitar a exposição Porto Urbano, de Inês Costa Monteiro
Celebrar as janeiras com o Lisbon Beer Department
2 de 5 Celebrar as janeiras com o Lisbon Beer Department
Beber um cocktail no novíssimo bar Avenew
3 de 5 Beber um cocktail no novíssimo bar Avenew
Ver a exposição Volta ao Mundo de José de Guimarães
4 de 5 Ver a exposição Volta ao Mundo de José de Guimarães
Assistir ao concerto de Madonna no Coliseu
5 de 5 Assistir ao concerto de Madonna no Coliseu
Saiba mais Alameda Shop, Inês Costa Monteiro, Porto, Lisbon Beer Department, Dois Corvos, Fábrica Moderna, Fábrica Musa, Royal Rawness, Coliseu de Lisboa, Madame X, Avenew, Biblioteca Nacional de Portugal, Artes, Cultura
Relacionadas

Madonna, a eterna rainha da pop

A artista atua este domingo, 12 de janeiro, no Coliseu dos Recreios em Lisboa, num concerto integrado na tour do novo disco, Madame X.

Mais Lidas