O 1º Festival de Comida de Rua chega a Lisboa este verão e tem como palco o Mercado de Fusão do Martim Moniz. Marque na agenda: 11 e 12 de julho, 8 e 9 de agosto, 5 e 6 de setembro, há petiscos e competição gastronómica.
Há quem diga ser um reflexo da crise financeira mas, nós dizemos, é uma oportunidade: a de comer em qualquer lugar, de forma rápida e barata e, cada vez mais, gourmet. O fenómeno das food trucks chegou à capital no último ano, e tem-se expandido a par do movimento de street food que ocorre na Europa e que ganha adeptos a cada dia.
Se ao início o mais relevante neste tipo de restauração era o preço, os tempos ditam ser agora a inovação e a originalidade culinária. Que o digam a Caipijocas, a Eatinirante, a Gin Sul, a Hamburgueria da Parada, a Tasca Itinerante, a Temperos.com, a The Skinny Bagel, a Tud’ó Molho, a Legend Hot Dog, a 100% Saboroso, a Brigadoce, a Focaccia in Giro, a Fresh on Wheels, a Frua, a Limonada&co, a On The Wayffle, a Pão à Antiga, a Waffelaria e a Walkamole, que estarão presentes no festival para comprovar que dos seus estabelecimentos ambulantes só saem iguarias apetitosas. Mais nomes aguardam confirmação.
E para apimentar o festival nada melhor do que uma competição. O júri terá a presença de nomes conhecidos mas também o público poderá votar nos seus petiscos preferidos. Serão distinguidos a Melhor Sandwich, a Melhor Sobremesa, a Melhor Bebida, o Melhor Petisco e a Melhor Food Trucks.
Além das food trucks, o evento – um co-produção com a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação de Turismo de Lisboa -, conta com uma programação de música e outras formas de entretenimento para toda a família.
Está já prevista uma nova edição em Belém, com data a confirmar em setembro. O festival tem entrada livre e decorre aos sábados, das 12h00 às 00h00, e aos domingos, das 12h00 às 22h00.