Sem stress

Trabalho, família, trânsito, saúde, dinheiro. São os principais responsáveis pela mais conhecida doença dos tempos modernos. Saiba como lidar com as ansiedades do dia a dia, recorrendo a estratégias comportamentais e mudanças de hábitos.

27 de janeiro de 2017 às 07:00 Máxima

Preocupações relacionadas com a família, profissão, relação amorosa, amigos e obrigações sociais vão surgindo amiúde nas nossas vidas, acabando por dominar corpo e mente. Passamos a sofrer de uma doença que já é considerada como o grande mal do século XXI. Em Portugal, um terço da população sofre de ansiedade ou depressão, tendo-se registado um aumento crescente no escalão dos mais novos e dos homens. Uma epidemia global: é assim que a Organização Mundial de Saúde reconhece o stress, que, de acordo com esta instituição, atinge cerca de 90% da população mundial. Isa Silvestre, psicóloga clínica e autora do livro Gerir 1 Ano de Stress, descreve-o como "uma reação natural do organismo perante uma situação inesperada, de especial tensão ou de intensa emoção, que pode ocorrer em qualquer pessoa, independentemente da idade, raça, sexo ou situação socioeconómica".

"Todos nós temos os nossos limites, que são diferentes de pessoa para pessoa. É importante procurarmos acompanhamento psicológico ou psicoterapia quando sentimos que os efeitos do stress estão a ter consequências no nosso humor, sono e, de forma geral, nas atividades do dia a dia."

PUB

Trânsito Gestão de tempo nas deslocações; recorrer a diferentes meios de transporte.

Doença O doente deve cumprir tarefas relacionadas com a adaptação ao problema de saúde, preservar o estado funcional, percecionar qualidade de vida noutras dimensões, manter um humor positivo e objetivos. Já a família tem uma influência fundamental na construção de crenças e comportamentos de saúde, bem como fonte de força e motivação.

Morte de um familiar Fazer o luto, aceitando a realidade da perda, trabalhando a dor, ajustando-se a um ambiente em que o falecido está ausente e prosseguindo com a vida. Para falar da morte às crianças, deve-se privilegiar a verdade, a honestidade e uma linguagem clara, dando tempo e espaço para que assimilem a informação, coloquem dúvidas e exprimam emoções.

PUB

Sobrecarga de trabalho Dormir bem e fazer uma alimentação adequada; ter horas de relaxamento e de diversão, investindo energia noutros aspetos da vida, como a família, os amigos, relações amorosas e lazer.

Preparação para um exame Planear um horário de estudo, distribuindo o trabalho ao longo dos dias e deixando tempo para rever os resumos antes do exame; eliminar elementos de distração (TV, telemóvel, Net) e deixar as preocupações pessoais para depois; recompensar quando o horário de trabalho é cumprido; não fazer dietas nesta época.

Entrevista de emprego Preparar-se, realizando uma pesquisa detalhada sobre a empresa; ter confiança.

Falta de dinheiro Adotar uma atitude preventiva e informada; investir em diferentes interesses e aptidões profissionais e pessoais; promover a criatividade individual.

PUB

Incumprimento de metas estabelecidas Planear e estabelecer objetivos específicos e realistas em vez de objetivos indefinidos e grandiosos; enumerar os problemas que podem surgir se não se cumprir e listar soluções possíveis para os mesmos; realizar pouco de cada vez.

Redes sociais Sabendo que os sintomas de depressão e isolamento social estão muitas vezes associados ao uso excessivo de Internet, sobretudo nos jovens, é importante que os adultos se mantenham informados para que possam proteger e orientar os filhos, privilegiando a comunicação, estabelecendo limites e procurando outras atividades que dão prazer.

     Durante dez minutos, realize entre seis e dez respirações profundas e lentas por minuto.

PUB

Por Mafalda Sequeira Braga

*Originalmente publicado na Revista Máxima, edição nº340

1 de 8 Trabalho, família, trânsito, saúde e dinheiro são os principais responsáveis pela causa da doença, o stress.
PUB
2 de 8 Trabalho, família, trânsito, saúde e dinheiro são os principais responsáveis pela causa da doença, o stress.
3 de 8
4 de 8
PUB
5 de 8
6 de 8
7 de 8
PUB
8 de 8
PUB
PUB