De norte a sul, de este a oeste, Diana de Cadaval foi (re)descobrir os mais belos palácios e casas senhoriais do nosso país, numa viagem carregada de cultura, História e sobretudo histórias. Um autêntico aliado para quem quer descobrir melhor o legado da realeza em Portugal, o novo livro da duquesa de Cadaval nasce de uma vontade de expôr e fazer respeitar uma das heranças históricas mais ricas do país. Falámos com a autora para saber tudo sobre esta "viagem".Todas as crianças têm um fascínio por palácios, e todos os monumentos que se associam ao mundo da fantasia. Consigo também foi assim, em pequena?
Eu cresci sendo educada a preservar o património. Tenho um grande respeito pelas pessoas que fazem um trabalho incansável com a preservação do Património Português e a sua dinamização. É uma realidade e não uma fantasia...
Não é uma tarefa fácil...
Em que se inspirou para escrever este guia? Qual foi o ponto de partida?
O meu ponto de partida foi o trabalho que os meus pais iniciaram e que eu estou a continuar...
O Palácio Cadaval esta na minha família há mais de 600 anos e teve um grande restauro nos anos 80 e desde então abrimos a casa o publico, criamos emprego, fizemos um restaurante, criamos um Festival de Musica.
Hoje em dia o Palácio Cadaval é um dos monumentos mais visitados da cidade de Évora. Estes anos todos representam um duro trabalho que fomos desenvolvendo aos poucos e poucos.
Com este livro quis partilhar a história de varias casas e palácios de Portugal. Dar a conhecer um património que tem que ser consumido e protegido.
Quão difícil foi traçar este roteiro e reunir a informação histórica?
Muitas destas casas eu já conhecia desde pequenina.
Foi um ano de pesquisa, muita estrada e encontros maravilhosos com pessoas que não conhecia, e reencontros com muitas famílias que conheço há muitos anos.
Cada Palácio e Casa tem a sua historia sempre com uma pessoa ou uma família que se ocupa da salvaguarda desse património.
Os portugueses têm noção do verdadeiro valor histórico (e cultural) dos palácios e casas senhoriais do nosso país?
Espero que o meu livro seduza os portugueses a ficarem ainda mais curiosos de conhecer e visitar este património que faz parte da historia de cada português..
Muitas destas casas e palácios hoje em dia estão abertas ao publico ou podem ser privatizadas para eventos, outras são turismo de habitação e hotéis.
Os portugueses e os estrangeiros que visitam Portugal têm que consumir esse património.
Se pudesse escolher um monumento com a história mais emblemática e fascinante de Portugal, qual seria? E porquê?
Cada Palácio e cada Casa tem características únicas e um momento marcante da nossa historia.
Gostava de fazer esta sugestão aos meus leitores para passar um fim-de-semana no Palácio de Estói em Faro, no Palácio do Buçaco, e no Paço de Calheiros em Ponte de Lima.Por Rita Avelar