A Semana de Moda de Lisboa, em organização com a Câmara Municipal de Lisboa, vai muito além dos desfiles de Moda. Trata-se de um evento cultural dinâmico, contemporâneo e provocador, que promove não só a Moda enquanto forma de expressão artística, como também o debate sobre questões sociais, ambientais e tecnológicas. Este ano, a programação da ModaLisboa Capital estende-se pelos vários espaços emblemáticos da cidade, como o MUDE - Museu do Design, o Centro de Arte Moderna Gulbenkian (CAM), a Praça do Comércio e o Locke de Santa Joana, apresentando ao público um conjunto de experiências que unem Moda, arte e pensamento crítico.
No dia 6 de março, o MUDE recebe as Fast Talks, uma série de conversas focadas no impacto social, cultural e ambiental da indústria da Moda. Organizado em parceria com a Embaixada de Itália em Lisboa, no âmbito do Italian Design Day, o evento divide-se em três momentos. Um workshop com o especialista Matteo Ward será seguido por dois painéis de conferências, moderados por Rui Maria Pêgo, na qual se debaterá o papel da Moda enquanto veículo de identidade cultural e agente de transformação social. Para encerrar, serão projetados dois episódios da série documental Junk, que exploram as consequências da sociedade de consumo.
A relação entre Moda e arte é um dos temas centrais desta edição da Lisboa Fashion Week. No dia 7 de março, o Centro de Arte Moderna Gulbenkian recebe um programa que reflete sobre esta interseção criativa. O evento propõe um espaço de diálogo entre designers de moda e artistas visuais, explorando o modo como as experiências artísticas se cruzam e influenciam mutuamente. Designers e artistas como Adriana Proganó, Diogo Mestre, João Pedro Vale, Nuno Alexandre Ferreira, Marta Gonçalves, Mikhail Karikis e Lidija Kolovrat participam em conversas intimistas que promovem novas perspetivas e possibilidades futuras para a Moda e a arte. O evento culmina com a apresentação da coleção Second Best, da designer Constança Entrudo, para o outono/inverno 2025/26.
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De 7 a 9 de março, a Praça do Comércio transforma-se num palco para a instalação artística "A teia que nos une", uma iniciativa do MODAPORTUGAL by CENIT/ANIVEC. Inspirada na complexidade e delicadeza das ligações naturais, esta instalação reflete sobre o equilíbrio entre tradição e inovação, destacando a importância das técnicas artesanais, da sustentabilidade e da tecnologia na moda. Além da experiência artística, este espaço acolhe o livestream dos desfiles do Pátio da Galé e apresenta conteúdos sobre design, inovação e consumo responsável.
Até 3 de março, a Lisboa Fashion Week traz de volta a sua pop-up store, localizada no Locke de Santa Joana, hotel oficial do evento. Este espaço oferece ao público a oportunidade de adquirir peças de designers emergentes e consagrados da moda nacional, promovendo um consumo mais consciente e sustentável.
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A Lisboa Fashion Week reafirma-se, assim, como um evento cultural multidisciplinar, que transcende a Moda enquanto indústria e a posiciona como um espaço de reflexão e inovação. Ao trazer para o debate temas como ativismo, justiça social, sustentabilidade e inovação tecnológica, esta edição da ModaLisboa Capital demonstra que a Moda pode – e deve – ser um agente transformador na sociedade contemporânea.