No dia 23 de outubro, a lua em Escorpião, numa conjunção a Marte e Mercúrio, deu o arranque do poder astrológico desta configuração que irá afetar Escorpiões, Caranguejos e Peixes.
Um grande trígono em água irá ativar o poder emocional e a intuição. Com Marte e Mercúro à mistura há uma coragem em seguir convicções, que será estruturada com a atividade de Saturno e amplificada com a influência de Júpiter. Claro está que a fluidez das forças astrológicas serve para o bem e para o mal. Tanto podemos reunir as forças emocionais em prol do coletivo ou de sonhos que são significativos para a nossa evolução, como nos podemos enrolar nas ondas furiosas de sentimentos apaixonados e irracionais. Cabe a cada um usar estas energias da forma mais consciente possível. Com este trígono, há a grande possibilidade de chegar a acordos e de acontecerem compromissos importantes.
De 23 a 25, a influência de mercúrio será a mais presente, acentuando as características mentais e comunicacionais dos signos de água. De 25 a 31 estará mais enfatizada a ação audaz. Como Júpiter está presente, as viagens serão também um tema. Por outro lado, Júpiter em Caranguejo está em quadratura a Quíron (símbolo da dor de cada um no mapa astral) e em Carneiro, transformando a bravura no confronto com o mundo interno. Estes signos poderão resolver questões psíquicas ou problemas com que se deparam no foro íntimo, tendo a audácia de transmutar limites.